Vários empreendimentos hoteleiros registram uma diminuição nas despesas de energia elétrica e gás. Em alguns casos, a economia chega a 60%, como é o caso do Parthenon The World, em São Paulo, da rede Accor Hotels, que adquiriu dois equipamentos há um ano. “É surpreendente o funcionamento da bomba térmica, tanto que a conta de gás despencou 64% dois meses após a instalação. E, após seis meses, tivemos o retorno total do investimento”, destaca Altino Borges, gerente geral da unidade
O Quality Suítes & Long Stay Vila Olímpia, da Atlantica Hotels International, localizado também na capital paulista, apostou na economia ao instalar duas bombas térmicas. “A expectativa é baixar os custos com gás em pelo menos 50%”, comemora Edésio Oliveira, gerente do hotel. “E como é líquida e certa a eficiência dos equipamentos, estudamos a possibilidade de comprar mais dois”, completa Oliveira.
A Atlantica já assinou o pedido para a compra de mais uma bomba térmica, para o Quality Faria Lima, e anuncia a intenção de instalar o produto no Clarion Berrini.

Lançada há pouco mais de dois anos, a Bomba Térmica, da Light Tech, (foto acima, divulgação) transfere de forma indireta o calor do ar ambiente para o líquido. Reduz sensivelmente o consumo da fonte energética utilizada em aquecedores e caldeiras, seja ela eletricidade, GLP, gás natural ou óleo diesel. “O equipamento funciona 24 horas por dia, independentemente das condições do tempo”, diz Roberto Dreifus, gerente comercial da Light Tech. “A Bomba Térmica apresenta uma capacidade de captação de energia de quatro a cinco vezes maior que a eletricidade consumida, elevando a temperatura da água até 55ºC. Além disso, leva grande vantagem sobre a energia solar, tanto no uso como na instalação ? um dos modelos substitui até 200 placas solares e tem um preço em torno de 80% menor que essa quantidade de peças”, explica Dreifus. (Peter Kutuchian)

Serviço
www.lighttech.com.br