Historic Hotels Worldwide CarcassonneO Hôtel de la Cité Carcassonne ocupa uma antiga igreja medieval

Um jeito diferente de ter uma viagem memorável é ficar em um hotel com mais de um século de existência. A programação muda quando a própria unidade é um ponto turístico. A Historic Hotels Worldwide faz um grande compilado dessas propriedades históricas, que antigamente foram igrejas medievais, monastérios e palácios. Em 2018, 75 novos empreendimentos foram adicionados ao portfólio da entidade.

Os novos integrantes estão concentrados no Velho Continente, com 55 hotéis. As Américas emplacaram 13 unidades históricas na lista, enquanto a Ásia foi representada, com sete empreendimentos. Dos europeus, 18 hotéis estão na França, sendo construídos entre os séculos XIX e XX.

A maioria integra o portfólio da MGallery by Sofitel (marca da AccorHotels), caso so Hôtel de la Cité Carcassonne. O empreendimento ocupa um edifício que originalmente era uma igreja medieval e, desde 1907, funciona como hotel. O prédio é ainda reconhecido pela Unesco World Heritage e está localizado na cidadela medieval de Carcassonne.

Outro destaque na lista de novas adições da Historic Hotels Worldwide é o Canadá. O país emplacou 12 hotéis da associação, sendo todos da Fairmont Hotels & Resorts, outra marca que pertence a AccorHotels

Historic Hotels Worldwide: critérios

Para um hotel poder integrar a associação, a Historic Hotel of The World avalia oito critérios. O hotel precisa ter, no mínimo, 75 anos de funcionamento. Deve oferecer acomodações e exibir mobílias antigas, além de artes, fotografias ou outros artefatos historicamente significantes. Deve ter servido de residência para alguma personalidade famosa ou ainda ser a localização de algum evento histórico importante.

O empreendimento também deve estar localizado próximo de um distrito histórico, ponto histórico relevante ou centro histórico. Por fim, o hotel deve ser reconhecido por uma organização local ou nacional de preservação. Será que o Belmond Copacabana Palace, que completou 95 anos, não se encaixa? O que vocês acham?

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hôtel de la Cité Carcassonne