De Olinda, Pernambuco*

HFN- elkotronProduto estava em fase de testes e agora será lançado no mercado

Trazendo inovações, a Ilha da Tecnologia by Hotelier News este ano contou com a participação da Elkotron. A empresa de desenvolvimento de produtos marcou presença na HFN (Hotel & Food Nordeste), com uma novidade que despertou muito interesse do público: o gerenciador de energia por sensor.

O sistema de controle de energia funciona a partir de quatro sensores: um eletromagnético, instalado na porta; um térmico em cada ambiente da acomodação; um de movimento e um sistema nervoso de automação. Quando o hóspede entra no quarto, toda a cadeia é ativada, ligando lâmpadas, TV, ar-condicionado, etc. Na ausência de pessoas, a energia será disponibilizada apenas para manter ligado pontos pré-determinados para ficar fora do gerenciador, como frigobar, por exemplo.

Quando o hóspede sai, o sistema faz uma varredura, e não detectando nenhum calor ou movimento, ele corta a energia dos ambientes. O sistema nervoso de automação fica localizado dentro do quadro disjuntor de instalação rápida e simples, de maneira que qualquer eletricista pode fazê-la. 

“É estimado que o gerenciador economize até 40% de energia elétrica quando comparado com os economizadores comuns de cartão. No caso dos sensores, não existe como burlar o sistema, é 100% eficiente” garante Antonio Quadros, CEO da Elkotron.

HFN: clientes

Em fase de lançamento, a Elkotron instalou o produto em quatro hotéis com o intuito de testes. No Nordeste, dois clientes fizeram parte do projeto: o Grand Marquise e o Carmel de Charme Resort, ambos em Fortaleza (CE). “Fizemos testes e o sucesso foi absoluto. Agora, estamos em fase final de fabricação para fazer as instalações”, conta Quadros.

O gerenciador de energia pode ser utilizado em outros segmentos como hospitais, escritórios, comércios, universidades, etc. Atualmente, a Elkotron está com oito novos contratos fechados para implementação do sistema.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News