grand hotel rayonChef holandês Michel van der Kroft é uma das presenças confirmadas no evento

Em dezembro do ano passado, o Grand Hotel Rayon abria as portas do HAI YO. Para comemorar o primeiro ano de operações do restaurante asiático, o hotel promoverá uma edição especial do Chefs in the House nos dias 4, 5 e 6 de dezembro com convidados especiais.

O chef da casa, Kazuo Harada, receberá dois grandes nomes: o chef holandês Michel van der Kroft e Alex Mesquita, bartender carioca referência em mixologia. O Chefs in the House chega a sua terceira edição. O encontro gastronômico já contou com a participação dos chefs Joca Pontes e André Matsumoto, em agosto; e Edmundo Ribeiro e Jean-Paul Barbier, em outubro

“Este projeto consolida nossa proposta de oferecer viagens gastronômicas únicas”, destaca o chef Harada. “Temos também um outro projeto, o Hai Yo Convida, que acontece toda segunda-feira e conta com a participação de clientes que, na ocasião, dividem a cozinha comigo, aprendendo um pouco sobre a técnica, os ingredientes e a forma de preparo da cozinha asiática”, completa.

Para completar o time, Harada também convidará três chefs de Curitiba. No primeiro dia, Lênin Palhano dividirá a cozinha com os chefs. No dia 5, é a vez da chef Claudia Krauspenhar e para fechar a sequência de jantares, quem participa é Rafael Terrasi. “Foram três profissionais que muito me acolheram quando cheguei em Curitiba”, explica Harada. “Estou muito animado para dividir a cozinha com todos. Será uma noite inesquecível”.

Grand Hotel Rayon: os chefs

O chef holandês Michel van der Kroft está à frente do Restaurante 't Nonnetje e foi Estrela Michelin nos anos de 2006 e 2014. Casado com a portuguesa Maria do Céu, traz ao seu rico cardápio influências holandesas e portuguesas, que concederam a ele o título oficial de Master Chef holandês.

Já Alex Mesquita é brasileiro, químico em bebidas e um dos mixologistas mais influentes do país. Recebeu os prêmios de melhor bartender do Rio de Janeiro pela Veja RJ, melhor bartender do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa, melhor carta de drinques do Rio de Janeiro pela Veja RJ e Revista Gula e melhor carta de drinques de Porto Alegre e Manaus, além de estar entre um dos dez brasileiros convidados para o seleto júri do World 50 Best Bars, considerado o mais forte grupo de autoridades da indústria global de bebidas dos melhores bares do mundo.

O chef do Nomade, Lênin Palhano, natural de Jataizinho, no interior do Paraná, iniciou cedo sua trajetória na cozinha. Atuou em restaurantes como Terra Madre, onde permaneceu por 4 anos e se tornou sous-chef, e C' La Vie, liderando duas equipes distintas com mais de 40 pessoas no comando da casa. Foi eleito Chef do ano pelas revistas "Veja Comer e Beber" e "Topview", em 2017 e 2018, e Chef 5 estrelas por cinco vezes no Prêmio Bom Gourmet.

A chef Claudia Krauspenhar, do K.sa Restaurante, é paranaense nascida em Foz do Iguaçu. Ela foi destaque no prêmio Chef Revelação pela revista Veja Curitiba, em 2008. Depois de trabalhar na Adega Brasil foi convidada para assumir a cozinha do Restaurante Edvino e em 2016 tornou-se responsável pelo Vin Bistrô, atual K.SA Restaurante.

Para fechar os convidados locais, Rafael Terrasi, natural de Bauru, em São Paulo,  que já passou por grandes cozinhas nacionais e internacionais, entre elas Martin Berasategui, na Espanha, e Altis Belen Hotel & Spa, em Portugal. Terrasi foi  finalista do reality show The Taste Brasil, do GNT, e atualmente é chef do Business Club.

(*) Crédito da capa: Celso Pilati/Grand Hotel Rayon

(**) Crédito da foto: Divulgação/Grand Hotel Rayon