Frentur - Alexandre SampaioSampaio: papo com parlamentares visa ressaltar relevância da hotelaria

Na próxima semana, na quarta-feira (13), integrantes da Frentur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo) vão se reunir com representantes da hotelaria nacional. O encontro, programado para Brasília, tem como objetivo apresentar dados e principais demandas do setor ao Legislativo. Estarão presentes dirigentes da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da Resorts Brasil. Outras entidades presentes são FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).

Manoel Linhares, presidente da ABIH, reitera importância do encontro. “Essa ação inicial, de sensibilização, tem como meta conseguir reunir o maior número possível de deputados federais e senadores. Nossa intenção é confirmar a força e união do setor hoteleiro, uma vez que os pleitos do segmento são comuns e deveriam estar no Projeto de Lei 7413/17 que atualiza a Lei Geral do Turismo”, afirma Linhares. “Isso garantiria a necessária atualização, modernização e a segurança jurídica para o trade turístico brasileiro e, em específico, para a hotelaria”, completa.

A principal intenção das entidades é mostrar aos parlamentares a importância econômica do segmento. Segundo Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, é preciso transmitir uma visão mais particular do setor aos parlamentares. “A frente é em defesa do turismo como um todo, e o setor é muito amplo, envolve vários segmentos que não só a hotelaria. Por isso, queremos apresentar nossas pautas de uma maneira mais particular”, revela Sampaio. “Atrás apenas de bares e restaurantes, a hotelaria é o segmento que mais emprega no Brasil, que mais movimenta capital e é um fator preponderante, porque se você quiser desenvolver o turismo tem que investir em hospedagem”, acrescenta.

Aos parlamentares será apresentado estudo do FOHB, realizado em conjunto com a FGV (Fundação Getulio Vargas), sobre os impactos financeiros da hotelaria na economia brasileira.

Frentur Orlando de Souza Souza apresentará estudo sobre a hotelaria aos parlamentares

Frentur: pautas

Ainda de acordo com Sampaio, entre as principais pautas que serão tratadas com os parlamentares, o andamento do Brasil + Turismo é prioridade. O pacote de medidas inclui a abertura de todo capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento internacional. Além disso, a emissão de vistos eletrônicos, modernização do modelo de gestão da Embratur e da Lei Geral do Turismo (LGT), também são considerados temas críticos.

Dentro do último item, Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, comenta alguns exemplos de requisições. “Queremos que a política de cancelamento seja revista, por exemplo. Hoje, cada hotel tem a sua, o que gera confusão para o consumidor. Seria mais benéfico que houvesse uma geral. Outro ponto é a diária ser obrigatoriamente de 24h. Pensamos que ter a possibilidade de haver tarifas fragmentadas facilitaria a vida do hóspede”, ressalta Souza.

Frentur: outras questões

A liberação de jogos de azar e a regulamentação de aplicativos de hospedagem, como o Airbnb, também deve entrar na pauta de discussões.

Em relação ao primeiro, Sampaio afirma que a pauta desperta interesse da hotelaria, mas que não deve ir a votação tão cedo. “Ao meu ver não é uma prioridade. Se acontecer ainda esse ano, acredito que só no segundo semestre”, diz o presidente da FBHA. Em março do ano passado, o Senado barrou um dos projetos sobre o assunto. Atualmente, ainda há um texto em trâmite na Câmara dos Deputados.

Já sobre o Airbnb, Sampaio lamenta que a regulamentação já não tenha sido inserida nos primeiros documentos do Brasil + Turismo. “Na época, essa questão não foi incluída para não fomentar mais polêmica. É até compreensível, visto que outras pautas como as reformas da Previdência e Tributária já estavam em tramitação. E essas são realmente a prioridade do país”, finaliza.

(*) Crédito da capa: William Carletti/Unsplash

(**) Crédito da foto: Arquivo HN

(***) Crédito da Foto: Lucas Kina/Hotelier News