frank bar maksoudHomenagens à grandes coqueteleiros e sazonalidade se encontram na nova carta

 Para os alquimistas, a união e transmutação dos quatro elementos da natureza permitia a formação de todas as coisas corpóreas. Muitos dedicaram a vida a buscar a combinação de ar, terra, água e fogo que daria origem ao quinto elemento. Já para Spencer Amereno, Head Bartender do Frank Bar, do Maksoud Plaza, esta combinação resultou na quinta versão da carta do bar de alta coquetelaria. O último update foi baseado na coquetelaria japonesa.

O Volume V chega com 17 drinks, divididos em quatro seções, sendo nove criações autorais e oito releituras. Em comum, todos os coquetéis carregam grande influência da alta gastronomia, aprofundando o já se via nos menus anteriores. “Era algo que já estava presente na montagem dos drinks, mas que estamos trazendo agora incorporado ao paladar. Também estamos trabalhando mais com a sazonalidade dos insumos, buscando tirar maior proveito deles, além de procurar conhecer sua procedência”, afirma Amereno.

O dinamismo na escolha dos ingredientes também está presente na seleção de caipirinhas que o Frank Bar passa a oferecer. “Serviremos caipirinhas sazonais utilizando frutas, folhas, ervas e agentes de dulçor da época. O que significa que você poderá beber uma caipirinha hoje que não será servida daqui uma semana”, completa o bartender.

Frank Bar: Volume V  

A primeira categoria da nova carta, chamada Pré-Jerry Thomas Trailblazers, considerado o pai da coquetelaria. As releituras são bastante livres, já que não existem registros oficiais das receitas originais. “Parte dos drinks foi desenvolvida a partir de dicas, como, por exemplo, quais eram os spirits mais consumidos no período. Dizem que se algum desses bartenders tivesse escrito um livro, como Jerry Thomas o fez, o rumo da coquetelaria teria sido diferente. Por isso, acho importante citá-los e fazer essa homenagem”, explica. 

Já a seção Intact traz três criações que celebram situações marcantes e bons momentos: Cinema with Eric; A Father Called Honest, e The Brothers Cup.  

Com um mergulho na sazonalidade, a seção Periodic traz dois coquetéis que serão produzidos com frutas da estação: Gin Buck, Plymouth, Frank’s house fermented Soda e espuma de fruta da época. E Limey, Havana Club 3, coalhada de fruta da época, Pierre Ferrand Dry Curaçao, limão galego e malva branca da Horta do Frank. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Maksoud Plaza