O Novotel Florianópolis fica em uma das regiões mais valorizadas da cidade

Escolher um hotel para ficar em Florianópolis não é tão simples como parece. Pra começar a Ilha da Magia, como é apelidada a capital catarinense, tem, de um ponta a outra, quase 70 quilômetros de extensão, e no sentido Leste-Oeste, cerca de 25 Km. Dizem os sites especializados em turismo que o destino conta com cem praias. Isso sem contar a orla do continente, onde também existem bairros que pertencem ao município.

Florianópolis conta também com características distintas entre as regiões Norte, que é conhecida pela infraestrutura e destinos requintados como Jurerê Internacional, e o Sul, que tem uma pegada mais de natureza, com ruas de areia e terra. 

A região central da cidade engloba atrações culturais e gastronômicas, concentradas no Mercado Municipal e no Centro Histórico. Além disso, é nessa área que fica a Ponte Pedro Ivo de Campos, que liga o continente à ilha. A famosa ponte Hercílio Luz está em reforma e deve ser reaberta em breve.

Florianópolis é um destino completo: tem praias, lagos de água doce, montanhas e florestas. Dá para praticar mergulho, pesca esportiva, fazer trilhas a pé ou de bike e escaladas. 

Com tantas opções, onde se hospedar? No norte? Ao sul? Que tal no meio de tudo isso? Em uma região que possa ser central, facilitando a logística em ir para todos os cantos de Floripa. E que ainda tenha uma infraestrutura de lazer, cultura e gastronomia aos arredores? Parece ser bom, né? Foi o que nossa reportagem fez na última estada nesse destino encantador. O hotel escolhido foi o Novotel Florianópolis, localizado na avenida Jornalista Rubéns de Arruda Ramos, também conhecida por Beira-Mar, uma das regiões mais valorizadas da cidade.

Ponte Hercilio Luz será reaberta em breve

A região condensa restaurantes, lojas e um shopping center, que fica a três quadras do empreendimento. A localização próxima ao centro, também viabiliza, por uma caminhada de menos de dois quilômteros, a visita ao Mercado Municipal, onde existem restaurantes consolidados como é o caso do Box 32, um dos mais visitados pelos turistas. 

Para ir à Lagoa da Conceição, por exemplo, o trajeto de 12 Km pode ser percorrido de carro em 20 minutos, dependendo do trânsito. Já, para ir até o Jurerê, o tempo médio é também de um 1/4 de hora. O Sul da Ilha é um pouco mais longe. Ficou com vontade de comer peixe no Bar do Arante – aquele dos papeizinhos pregados nas paredes? O tempo dobra para 40 minutos, mas o passeio vale a pena, e a comida também.

Florianópolis é um dos destinos mais interessantes do Brasil. Na sua próxima viagem para lá experimente o Novotel Florianópolis. Depois me conte. Boa viagem!

Por Peter Kutuchian*

Inaugurado em dezembro de 2006, o Novotel Floripa faz parte do portfólio da AccorHotels. Quando abriu, tinha a marca Sofitel e havia recebido um investimento de R$ 40 milhões. Em 2016, o empreendimento passou por um rebranding para a marca atual, decisão tomada com base no plano de revitalização e adequação de marcas da companhia francesa.

A propriedade recebeu uma reforma nas áreas comuns localizadas no piso térreo. O restaurante Santa Cucina e o Bar Santo Trago tornaram-se o ponto nevrálgico do bem-receber, oferecendo uma gastronomia tocada pelo chef da casa, Eudes Rampinelli. 

O astral moderno e pujante pode ser notado assim que colocamos o pé dentro do Novotel Florianópolis. A música ambiente aliada ao colorido dos móveis e da decoração criam um clima de descontração, alegre e espirituoso. Outro motivo pode ser a quantidade de estrangeiros que trabalham no meio de hospedagem. "Temos profissionais da Argentina, Uruguai e Haiti trabalhando entre os brasileiros e isso acaba criando um efervescência cultural", diz Uldenir Merlin, gerente geral do Novotel Florianópolis.

Com 112 habitações e três suítes – uma presidencial e duas executivas -, totalizando 115 apartamentos, o Novotel de Floripa, conta também com quatro salas para eventos e reuniões em um pavimento exclusivo, localizado no mezanino. A capacidade do espaço é de atender até 200 pessoas simultaneamente. 

No térreo, a recepção, o lobby, Bubble Bar e Restaurante Santa Cucina dominam os espaços e na cobertura a piscina com fborda infinita é grande destaque ao lado da academia de ginástica e da sauna.

Confira na galeria abaixo as fotos das áreas sociais e de eventos do Novotel Florianópolis.

Experiência de hospedagem
Nossa experiência de hospedagem teve como pano de fundo o apartamento de categoria Luxo, localizado no 12º pavimento. Vale ressaltar que são apenas duas habitações desse porte por andar, situadas na parte frontal do edifício de 14 andares. As outras categorias Superior, Suíte Presidencial e duas Suítes Executivas não foram visitadas por nossa reportagem.

Com janelas do chão ao teto, o quarto Luxo conta com cama de tamanho king, mesa para trabalho ou refeições, poltrona, TV com programação à cabo, mini geladeira e itens de minibar. A iluminação natural que entra pela ampla janela fazem a diferença durante o dia, principalmemte se for um dia de céu azul. A vista, tanto para Norte da Ilha, como para o Sul, são incansáveis de se olhar. À noite, o projeto de iluminação dentro do apartamento é diferenciada, devido as luzes que ficam perto do carpete.

Os armários que são divididos em dois, deixando a passagem entre eles para o banheiro, contam com design diferenciado e são bem acabados. No banheiro, o destaque vai para os amenities da marca Natura e para o chuveiro, que tem um excelente volume d'água.

Confira na galeria abaixo as fotos do quarto que ficamos hospedados.

Experiência de Gastronomia
O Bar Santo Trago do Novotel de Floripa é um espaço bem interessante para tomar um drinque, principalmente depois de passar o dia inteiro em atividades externas. A pouca luz e a música ambiente no volume certo proporcionam o relaxamento ideal para fechar a labuta ou começar a noitada.

A carta de drinques é completa e não é apenas um espaço imitando ser um bar. É um bar de verdade, com barmen, que sabem fazer verdadeiros clássicos do mundo das bebidas bem como oferecem também drinques de assinatura. Provamos o Moscow Mule e gostamos!

Já o Restaurante Santa Cucina fica na parte posterior do edifício e conta com dois salões e uma simpática área de espera com sofás e poltronas. A decoração em tons cinza dá um ar de leveza aos ambientes. Além do café da manhã, que conta com itens normais em seu bufê, provamos um prato do cardápio, o Peixe branco fresco da costa catarinense, nhoque de banana da terra e molho de muqueca – muito bom – e a sobremesa, que não poderia deixar de ser outra, o pudim de leite, numa apresentação inusitada e com textura e sabor merecedores de melhor da Ilha.

Veja abaixo as fotos pertinentes aos alimentos e bebidas do Novotel Florianópolis.

Serviço
accorhotels.com

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Novotel Florianópolis a convite do próprio hotel.