olimpia- festivalEvento atrai cerca de 130 mil turistas

No último dia 3, foi aberta oficialmente a 55ª edição do Festival de Folclore de Olímpia (SP). O evento que termina no próximo domingo (11) reúne grupos e manifestações culturais de todas as regiões e movimenta positivamente a hotelaria do destino paulista.

No Celebration Resort Olímpia, a taxa de ocupação para o período do festival atingiu a marca de 63%. O hotel informou que muitos turistas vieram a Olímpia por conta do evento que o empreendimento faz questão de colaborar na divulgação. “Os hóspedes já chegam comentando sobre o festival. Nós ajudamos divulgando para os que não conhecem o evento e disponibilizando propagandas no lobby”, diz Ana Cláudia Galego, recepcionista da unidade.

O Nobile Resort Thermas de Olímpia não revelou números, mas garante que as reservas subiram no período das festividades em agosto. “Estamos com um movimento alto por conta do festival neste início de mês, provavelmente acima da média que estamos acostumados”, afirma Guilherme Castro, também recepcionista.

Já o Hotel Flamboyant sentiu o peso da concorrência que chegou ao destino no último ano. De acordo com a recepcionista Luciana Gualter, a edição passada resultou em maiores taxas de ocupação no hotel. “O ano passado foi mais movimentado, este ano não sentimos tanto o impacto. A oferta de hotéis em Olímpia cresceu muito e vimos a diferença”, conta.

Olímpia: o festival

Estima-se que cerca de 130 mil pessoas visitem o evento nesta edição. Representantes de 14 estados marcam presença no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o conhecido Recinto do Folclore, que leva o nome do idealizador da festa.

Na cerimônia de abertura no dia 3, o coordenador de Turismo representou Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo. O espetáculo teve como música tema “Folcloresce Coração”, que faz referência ao Jubileu de Orquídea, comemorando 55 anos de festival. Mais de 400 crianças da rede municipal de ensino e artistas convidados participaram da apresentação.

Durante nove dias, mais de 50 grupos encantarão o público, com apresentações de sua cultura típica, na cidade que ostenta o título de Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017). Ao todo, serão 3,5 mil componentes, entre dançarinos, músicos, coordenadores e equipe de apoio dos grupos.

O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia com apresentações dos grupos participantes, que interagem com a comunidade, além de outras atividades de confraternização, troca de experiências e fomento da cultura popular.

O Pavilhão Turístico e Cultural é um espaço voltado para exposição e comercialização de artesanato local, regional e de outros Estados, como Minas e Tocantins. No total, são 31 estandes com 62 artesãos. Outra proposta do local é o resgate e a valorização histórica do município, por meio da participação do Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”, que exibirá materiais produzidos pelo equipamento e também receberá apresentações dos grupos participantes

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP