Brotas- festival comida de boteco19 restaurantes criaram pratos exclusivos para o evento

Entre os dias 30 de maio e 15 de julho, Brotas (SP) recebe o Broteco – Festival de Comida de Boteco de Brotas. Organizado pela Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região) com apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo, o evento gastronômico será patrocinado pelo Thermas Water Park  e do Thermas São Pedro Park Resort – localizados em São Pedro (SP), estância turística vizinha a cidade-sede.

“Para o Broteco, receber patrocínio de empreendimentos turísticos de município vizinho é o reconhecimento da importância do festival. Para Brotas, é prova da viabilidade da regionalização turística que propicia ganho a todos já que o turista que visita Brotas também pode visitar São Pedro na mesma viagem”, comenta Fabio Pontes, secretário de Turismo.

O festival é o filho caçula das ações gastronômicas do destino. O tradicional Brotas Gourmet, realizado em agosto – mudou de formato no ano passado, também é promovido pela Abrotur. “Eventos como o Broteco ajudam a aquecer a economia neste período de baixa temporada e contribuem para colocar Brotas na mídia. Além disso, o festival fortalece a gastronomia e o turismo, incentiva a criatividade dos chefs e cozinheiros e valoriza a culinária local”, enumera Rafael Barbieri, presidente da associação. 

Este ano, um guia será distribuído em todos os restaurantes participantes com espaços para os clientes colarem selos de participação. Aqueles que acumularem quatro diferentes poderão escolher entre dois prêmios: um par de ingressos para o Thermas Water Park São Pedro ou uma cortesia de atividades turísticas em Brotas como rafting, entradas para cachoeiras e day use no ecoparque.

“Fizemos essa parceria com os ingressos para motivar o turismo na região. Estamos com a expectativa de receber até mil visitantes do festival”, comenta Fábio Miranda, gerente de Marketing e Vendas do parque aquático.

No ano passado, a cidade criou novas estratégias para driblar o baixo fluxo de turistas em temporadas de queda. Encabeçado pela secretaria de Turismo de Brotas, o município arrecadou R$ 614,9 mil em ISS (Imposto Sobre Serviço) provenientes de atividades turísticas visando a captação de eventos no período.

Brotas: o festival

Os 19 restaurantes participantes deverão criar um prato especialmente pensado para o evento. O desafio proposto pelos chefs é lançar uma receita que ainda não está no cardápio e que possa ser compartilhada ao estilo comida de boteco. 

Já na terceira edição, o Broteco vai eleger o melhor petisco por meio de votações na fan page do festival. O vencedor sairá da soma das notas do júri público e técnico por um chef de cozinha do Senac e de um representante da EPTV São Carlos. O restaurante ganhador será premiado com inscrição gratuita para participar do Brotas Gourmet 2020. O público também vai eleger o melhor garçom, que será contemplado com brindes. 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Festival Comida de Boteco