Fábio VieraVieira: 'gosto por gente' o fez trabalhar no setor

Passagem pelas duas gerações de administradores do Hotel Del Fiol ele começou na recepção do empreendimento. Fábio Vieira, atual gerente do hotel, acumula diferentes experiências no empreendimento e completa 34 anos de carreira. O fato que chama atenção é que toda sua bagagem foi constituída na própria unidade, que gerencia há 23 anos.

"As experiências com meu pai me prepararam para o mercado hoteleiro. Sempre atuei com pessoas e, quando comecei a me dedicar à hotelaria, aos 17 anos, vi que estava no lugar certo. Tinha chance de crescer", explica Vieira.

Em sua avaliação, a versatilidade é seu principal atributo profissional. Além disso, a necessidade de manter-se motivado e atualizado foi determinante para que seguisse onde está até hoje. "Sou inquieto. Sempre busquei cursos e aprendi rápido que o mais gosto na hotelaria é trabalhar fora do escritório", acrescenta.

Em relação à escolha pela hotelaria, o executivo exalta seu bom relacionamento com pessoas e o "gosto por gente". Mesmo assim, o ponto nevrálgico para se tornar o profissional que é hoje foi o incentivo de seu primeiro chefe, Oswaldo Del Fiol.

"Ele nunca negou nenhum curso ou especialização que quisesse fazer. Manteve-me no caminho dos estudos para que melhorasse mais na minha função. Considero ele um segundo pai", afirma Vieira.

Fábio Vieira: carreira

Vieira é formado em Gestão Financeira pela Unip (Universidade Paulista – Campus Sorocaba). O profissional tem uma pós-gradução em Administração Hoteleira, com foco em Hospitalidade, pelo Senac Águas de São Pedro (SP). Fez ainda uma série de cursos pela ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas). “Ainda assim, o mercado de trabalho em si foi minha melhor faculdade”, diz.

A vontade de entender o desejo dos hóspedes e auxiliar os colaboradores estreitou sua paixão pela hotelaria. Começou em 1984, mas, quatro anos depois, decidiu que queria entender outro setor. Após oito meses, no entanto, sua paixão falou mais alto e o retorno ao Hotel Del Fiol aconteceu em definitivo, dessa vez como supervisor.

Foi peça importante no reposicionamento da marca ao longo dos anos. Após a transição de proprietários, em 1995, começou a ocupar cargos gerenciais. Este que, em suas palavras, representa uma função dinâmica e viciante.

(*) Crédito da foto: Acervo Pessoal