Rede hoteleira que mais cresce no mundo, a Oyo Hotels & Homes chegou ao Brasil. Na surdina,  sem alarde, a rede indiana já fechou com 10 hotéis independentes no país nos últimos dois meses. A empresa, inclusive, já tem equipe atuando ativamente no país prospectando novas oportunidades e fazendo testes de sistema e na operação.

A reportagem do Hotelier News entrou em contato e confirmou, com cada propriedade, a parceria. Os 10 hotéis fechados pela empresa indiana ficam no estado de São Paulo. São eles: Hotel Macuco, San Francisco Plazza, Hotel Consulado Avenida Paulista, Victory Hotel, Hotel Xeque Mate, Memorial Hotel, Hotel Corpo Dourado e Golden Village Hotel, todos na capital paulista, além do Novo Hotel Nacional, em Americana. 

Em comum, as propriedades têm boa localização, a maioria com poucos quartos (na faixa de 30) e estão totalmente fora do radar das grandes redes para possível conversão. A rede indiana já iniciou pequenas reformas nos empreendimentos, como na fachada, para adaptá-los ao seu padrão. Enxoval e amenities também estão sendo trocados.

Oyo Hotes & Rooms - Hotel Consulado Avenida Paulista_antesAntes: foto do site do Hotel Consulado, ainda não repaginado

Oyo Hotels & Homes: testes

Procurada, a rede indiana fundada por Ritesh Agarwal preferiu não confirmar a informação. Em nota, a empresa declarou que “não tem nada para anunciar até o momento” em relação ao Brasil, mas não deixou de ressaltar o potencial do mercado. “Globalmente, temos mais de meio milhão de quartos com um foco claro em proporcionar ótimos espaços de convivência aos clientes. O Brasil é um mercado vasto e tem muito potencial, dada a afinidade dos viajantes por opções de hospitalidade econômicas no país.” 

Apesar da negativa, a empresa já está efetivamente no país. O site da rede, por exemplo, está todo em português. No pé da página até aparece o CNPJ da filial brasileira. A Oyo Brazil Serviços de Turismo Eireli foi aberta em Belo Horizonte, em 8 de janeiro desse ano. A contratação dos primeiros funcionários, contudo, aconteceu no final do ano passado.

Pelo que foi apurado pela reportagem, as 10 unidades servem de teste para o lançamento oficial da Oyo no Brasil, que deve ocorrer em breve. Um escritório em São Paulo, por exemplo, deve ser aberto em pouco tempo e, como citado, uma equipe já trabalha ativamente no país. Formada apenas por profissionais brasileiros, o time reúne pessoas de diferentes áreas, como Desenvolvimento, Operações e TI (Tecnologia da Informação). Além disso, executivos da matriz já vieram ao país para ministrar treinamentos. 

Expectativa

Proprietário do Hotel Macuco, Marcio Reis conta que os primeiros contatos com a equipe da Oyo começaram há dois meses. “Eles que me procuraram e apresentaram a empresa, que não conhecia”, afirma Reis. “Disseram que vão mexer na fachada, colocar uma placa com a logo deles. Entreguei todo meu inventário para a Oyo”, completa o empresário.

Oyo Hotes & Rooms - Hotel Consulado Avenida PaulistaDepois: quartos ganharam do vermelho característico da rede

Com 20 apartamentos, o agora Oyo Macuco Hotel fica no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, próximo ao Transamerica Expo Center. Segundo Reis, a expectativa é positiva com a parceria. “Muita gente vem a São Paulo e busca hospedagem de duas noites com qualidade e preços competitivos. Com a ajuda da Oyo queremos atrair esses visitantes”, diz.

Funcionária da recepção do Hotel Consulado Avenida Paulista, Elaine também revela que os contatos com a rede indiana começaram há dois meses. “Já iniciaram obras, como a colocação de aparelhos de ar condicionado nos quartos. O enxoval também está sendo trocado, assim como a pintura do hotel, que está ganhando a cor vermelha”, revela. Assim como o Hotel Macuco, todo inventário de 32 quartos foi colocado à disposição da Oyo.

Gigante mundial

Fundada em 2013, a Oyo Hotels & Rooms vive expansão acelerada no mundo. Hoje, a empresa indiana oferta mais de 500 milhões de quartos na Índia, China, Malásia, Nepal, Reino Unido, Emirados Áreas Unidos, Arábia Saudita, Indonésia, Filipinas e, mais recentemente, no Japão. Toda essa expansão é feita a partir de contratos de franquia, em sua maioria. Além disso, a empresa passa a controlar a estratégia de distribuição das unidades.

Peso-pesados globais dão fôlego financeiro à expansão da empresa indiana. SoftBank e Sequoia Capital, entre outros, já aportaram recursos na empresa, assim como o Aribnb, que está de olho na grande penetração da Oyo no mercado chinês. Unicórnio do mercado de hospitalidade, a rede já é avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Oyo Hotels & Rooms

(**) Crédito da foto: reprodução do site do Hotel Consulado Avenida Paulista 

(***) Crédito da foto: reprodução do Booking.com