equipotel thais faccinRelação próxima com o cliente e visitante é essencial para sucesso da feira, diz Thaís

A pouco menos de um mês para a abertura da 57ª Equipotel, a organização, realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, não poderia estar mais otimista. A edição de 2019, que está com 95% do espaço comercializado, já conta com 213 expositores confirmados. Destes, 74 são novos, o que significa que 65% das marcas presentes em 2018 renovaram para esse ano. 

“É um índice de retenção altíssimo. O que nos mostra que estamos no caminho certo quando posicionamos a Equipotel com foco na hospitalidade”, afirma Thaís Faccin, gerente de produto da Equipotel. 

Buscando manter o índice de satisfação dos clientes e dos visitantes, a Reed Exhibitions busca moldar o evento para as necessidades do mercado. Segundo Thais, o foco em hospitalidade vai desde o relacionamento com os clientes, até os conteúdos disponíveis na feira. 

“Os expositores serão divididos em seis setores diferentes Cozinhar & Servir, Arquitetura & Decoração, Tecnologia & Segurança, Lavanderia & Limpeza, Relax & Bem-Estar e Serviços & Manutenção. A divisão obedeceu às solicitações dos expositores e do público visitante. Temos o compromisso de oferecer um evento focado em experiências positivas, na geração de negócios e melhoria contínua”, diz. 

Nesta edição, a feira contará com quatro espaços baseados nos pilares da hospitalidade: Pessoas, Gestão, Implantação e Tecnologia. Assim como as áreas do café do saber, que contarão com curadores para maior relevância de temas.

equipotel café do saberExperiências são divididas nos quatro pilares da hospitalidade

Equipotel: experiências

Se no ano passado foram 49 horas de conteúdo, a Equipotel preparou para este ano uma programação ainda mais extensa para todos os profissionais. Durante os quatro dias de duração, o evento receberá palestrantes em diversos espaços distribuídos pelo pavilhão para conversar sobre tendências e negócios. 

O Auditório Hospitalidade receberá uma série de palestras para os mais variados perfis de profissionais de meios de hospedagem. No primeiro dia, o Hostel Hour traz, entre as atrações, representantes do Hostel World que apresentarão dados inéditos da hostelaria na América Latina. No segundo dia, hotéis independentes participam do III Fórum Brasileiros de Hotéis Independentes do Grupo Nobile. E abordarão as principais discussões sobre o aprimoramento do setor. 

No terceiro dia, o conteúdo é cortesia do BCB (Bar Convent São Paulo), evento também realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. As conversas serão dedicadas à coquetelaria e mixologia, apresentando as últimas tendências aos profissionais do setor. No último dia de Equipotel, a ABG (Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria) realiza o Workshop de Governança Hoteleira. Em que abordará a profissionalização dos funcionários e também conceitos em atendimento, gestão e processos.

A grande novidade fica por conta do Equipotel Kitchen, assinado pela Engefood. Com objetivo de trazer aos profissionais de gastronomia as principais tendências do setor, o espaço oferecerá aulas-show com renomados chefs dos principais hotéis do Brasil. Além disso, um novo conceito de motelaria será apresentado no Guia de Motéis Talks, em parceria do Guia de Motéis e com a ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis).

Voltado para o corporativo, o Business Center contará com encontros de negócios durante os quatro dias de evento. O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), por exemplo, realiza seu anual Encontro Corporativo de Compras. Mas isso não é tudo que a feira oferece. No site do evento é possível conferir as demais experiências. 

Equipotel: visitantes

equipotelA expectativa de público é de 25 mil visitantes nos quatro dias de feira

Outro objetivo da Reed Exhibitions é qualificar cada vez mais o visitante da Equipotel. “O profissional deve agregar valor à feira. Por isso, temos uma estratégia de buscar proprietários, gestores e técnicos, além do gerente geral, para aumentarmos a possibilidade de negócios. Também aumentamos a faixa etária para 18 anos, assim atingimos o profissional em formação que já apresenta um comportamento focado para sua área de atuação”, explica Thais. 

“O público que visita a Equipotel é composto por proprietários e gestores de meios de hospedagem, hospitais, spas e restaurantes. Além de jornalistas, influenciadores digitais, arquitetos e decoradores. Trata-se de profissionais que conhecem a fundo a indústria da hospitalidade”, acrescenta.

Com a expectativa de 25 mil visitantes, a gerente ressalta que, para aumentar a qualidade dos convidados, o aumento do número de pessoas não é um objetivo. “Estamos trabalhando para trazer profissionais que tenham a qualificação para gerar bons negócios, tanto para eles, quanto para os expositores. O objetivo é crescer em negócios e satisfação, não em número de inscritos”, afirma. 

Equipotel: Regional e Conotel

Em relação ao perfil dos participantes, 60% atua na hotelaria independente. Por isso, segundo Thais, a importância da parceria do evento com a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e suas regionais. A colaboração entre as entidades também é responsável pela Equipotel Regional, cuja última edição aconteceu em Goiânia.

“Ao deslocar o evento para outras regiões do país, temos contato com culturas diferentes de atuação, assim como necessidades e demandas diferentes. Assim, além de ajudar os negócios da região, também podemos melhorar cada vez mais nosso evento, incluindo conteúdos relevantes para profissionais da hotelaria de todo o país”, finaliza Thais. 

A Reed Exhibitions renovou o acordo com a ABIH Nacional para as próximas duas edições da Equipotel Regional. O lançamento da edição de 2020, que acontece em Salvador, em paralelo ao Conotel (Congresso Nacional de Hotéis), será realizado no segundo dia de feira. Em 2021, o evento deve acontecer em Gramado (RS).

(*) Crédito da capa: Divulgação/Equipotel

(**) Crédito da foto: Juliana Stern/Hotelier News

(***) Crédito das fotos: Divulgação/Equipotel