Abertura de portas pelo celular é tema de treinamento da Assa Abloy com funcionários da DevilleTreinamento ocorreu hoje (19) pela manhã

Líderes e gerentes de Manutenção de unidades da Deville Hotéis de todo o Brasil reuniram-se hoje (19) para um treinamento de tecnologias de acesso em hotéis. A atividade foi coordenada pela ASSA ABLOY Hospitality, parceira e fornecedora de fechaduras para todos os empreendimentos da companhia. O encontro – feito na esteira da Equipotel 2018, que acontece esta semana – aconteceu num dos meios de hospedagem de propriedade da rede sulista, o Marriott Airport Guarulhos, na Grande São Paulo. 

A reunião teve a presença de aproximadamente 15 colaboradores que esclareceram dúvidas sobre novidades e manuseio dos equipamentos. Sebastian Barrionuevo, vice-presidente da companhia para a América Latina e Caribe; Thiago Bertozo, diretor Comercial; e Jean Christmann, gerente de Operações; representaram a empresa fornecedora. Eles detalharam os produtos, esclareceram dúvidas e falaram sobre principal novidade da parceria: a implementação da tecnologia de abertura de portas via celular.

"Já é realidade em países como os Estados Unidos e uma tendência por aqui", comenta o vice-presidente, referindo-se à opção de usar o telefone como chave de quartos. "Os primeiros hotéis onde estamos implementando isso integralmente são Renaissance e Marriott Airport, ambos em São Paulo, ambas marcas da Marriott", completa.

O executivo opina que a tendência deve aparecer em cada vez mais hotéis pelo continente, sobretudo em estabelecimetos especializados no atendimento ao público corporativo. "Quem viaja a trabalho opta sempre pela economia de tempo e isso pode ser o fator de decisão na hora da escolha pelo hotel", enfatiza. Barrionuevo argumenta que esse é um passo dentro de uma nova realidade que inclui a tecnologia como parte da experiência de hospedagem.

Abertura de portas pelo celular é tema de treinamento da Assa Abloy com funcionários da DevilleRenato Duarte Júnior e Alan Nogueira, ambos da rede Deville, posam ao lado de Barrionuevo, no centro

"Não é coisa futurista. São possibilidades que já existem e podem ser acessadas. É uma questão de costume e tempo na qual quem dá as cartas para a mudança são os hóspedes", afirma. A possibilidade da pulverização dessa tecnologia, aparece como uma considerável chance de expansão nos negócios para a ASSA ABLOY que detém a expertise nesse tipo de novidade.

"Para nós, é uma excelente oportunidade, pois sabemos fazer isso. Deville e Marriott são pioneiros", acrescenta, enaltecendo as redes parceiras.

ASSA ABLOY Hospitality: Chave no celular

À frente da parte técnica da apresentação, Christmann explica a novidade. "A fechadura tem uma antena, que funciona pela lógica BLE (Bluetooth Low Energy). A chave no celular vem com a utilização de um aplicativo baixado pelo hóspede e mediante à liberação do próprio hotel, que paga uma pequena taxa por emissão", elucida. 

A cobrança por liberação de chave de acesso pode fazer parte de um pacote negociado entre hotel e empresa ou contabilizada a cada nova emissão. Nas duas maneiras, segundo o executivo, o novo formato é mais econômico que a compra dos tradicionais cartões de acesso – como acontece em muitas unidades atualmente.

Segundo comenta Christmann, os hotéis ainda em construção devem adotar a tecnologia com mais frequência que as unidades que já se encontram em operação. 

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News