Entregue esta semana, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem indicados reveladosPremiação é realizada desde 2012 anualmente

Criado para, anualmente, homenagear ações sustentáveis dentro do cenário turístico do Brasil, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega a sua sétima edição. A premiação, com entrega de troféu às iniciativas mais efetivas, ocorre na sexta-feira (26), durante a Convenção Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em Ilhabela (SP). As empresas que concorrem em cada categoria já foram divulgadas pela organização.

O evento de entrega da premiação terá transmissão ao vivo pelo Facebook da associação organizadora. 

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: finalistas

– Categoria Associados Braztoa: Beto Carrero World, BWT Operadora e New Age. O parque catarinense apresenta a ação "Nasceu um parque, floresce uma floresta", que numa parte de sua área total preserva e cuida de uma vegetação intocada. A operadora instalou ecobarreiras em dois dos principais rios urbanos de Curitiba para conter e retirar resíduos sólidos das águas. E a New Age criou uma rede de doação de kits de higiene não utilizados pelos passageiros em hotéis e viagens aéreas.

– Categoria Agências de Viagem: Novaventura, Roraima Adventures e Vivejar. A primeira concorre com a proposta de tirar os passageiros de longos trajetos de carro  pelo Jalapão e colocá-los em trilhas e travessias, entrando em contato direto com quilombos da região. A segunda realiza uma ação de recolhimento de lixo e trabalhos de conscientização e fiscalização para conter a contaminação do Monte Roraima. A terceira, com a filosofia do turismo responsável, busca, a cada novo trabalho, oferecer roteiros com impacto no desenvolvimento da economia local. 

– Categoria Meios de Hospedagem & Resorts: Le Canton (RJ), Mabu Thermas Grand Resort (PR) e Hotel Sesc Porto Cercado (MT). O empreendimento do Rio de Janeiro apresenta um projeto que educação ambiental feito em parceria com duas escolas públicas da comunidade próxima. O hotel paranaense apresenta os resultados da compra de energia elétrica no mercado livre, o que fez com que o resort deixasse de emitir cerca de 6,5 milhões de toneladas de carbono. Já o Hotel Sesc Porto Cercado tem 142 apartamentos construídos para oferecer ao público contato com o bioma e a cultura pantaneira.

– Categoria Meios de Hospedagem: Hostel Container Cabo Frio (RJ), Pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe (CE) e Quinta da Estância (RS). Inaugurado em 2016, o Hostel Container Cabo Frio defende a filosofia de máximo reaproveitamento possível. A dupla de meios de hospedagem do Ceará tem a preservação como preocupação que vai do cardápio às instalações. Fundado em 1992, o representante gaúcho é a primeira fazenda de turismo rural pedagógica do Brasil.

– Categoria Parceiros do Turismo: Garupa, Legado das Águas e Recanto Rio da Prata. Os três procuram desenvolver suas regiões com atividades de sustentabilidade em parceria com empresas do segmento turístico.

– Categoria Projetos Inovadores: Anhembi Morumbi, Fatec SP e Instituto Federal de Brasília. A primeira aparece com a ação "Caminho de Nazinha", que visa promover infraestrutura sustentável para o percurso de 80 quilômetros entre as cidades de Castanhal e Belém, no Pará, durante o Círio de Nazaré. A Fatec tem um projeto que trata da criação do bijupirá em píeres flutuantes ou ilhas artificiais. Já a organização brasiliense incentiva futuros cozinheiros a conhecer a biodiversidade nativa da região. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Braztoa