Energy Bolt - Aurélio SouzaSouza: hotelaria tem grande potencial

Em tempos de crise, a palavra economizar nunca fez tanto sentido, certo? Uma fonte de preocupação recente é energia elétrica, que subiu bastante nos últimos tempos. Hoje, há muitas maneiras de gerar economia, e algumas delas vão além da simples redução do consumo. A partir de um coletor solar termodinâmico, a Energy Bolt consegue diminuir em até 74% os custos com energia, em especial de câmaras refrigeradoras e de ar condicionado. 

Em entrevista ao Hotelier News, Aurélio Souza, sócio-diretor da Energy Bolt, explica como funciona a solução. "É bom deixar bem claro, pois as pessoas se confundem. Não geramos energia elétrica, mas térmica", conta. Ele destaca que coletor age como um suporte nos compressores de sistemas de refrigeração, de forma que a energia térmica divida a função de gerar energia. "Cerca de 80% do consumo está nos compressores. Por conta disso, nosso produto facilita e economiza muito mais para os estabelecimentos comerciais, entre eles os hoteleiros", explica Souza.

De acordo com o empresário, a tecnologia comercializada pela Energy Bolt é fabricada pela britânica SolXEnergy. Ele acrescenta que ainda não tem clientes na hotelaria, mas que o setor pode se beneficiar bastante com a tecnologia por conta do uso intensivo de ar condicionado e da existência de câmaras frias.    

“O retorno do investimento acontece no período de três a quatro anos, tendo em vista a quantidade demandada de coletores por cliente”, explica Souza. “Hoje, nossos clientes são cinemas e algumas indústrias. Vale registrar que a tecnologia tem fácil instalação e não necessita de um reboot completo do sistema operante”, completa.

Energy Bolt - equipamentoRetorno de investimento é de até quatro anos

Energy Bolt: potencial da hotelaria

Mesmo ainda não tendo clientes na hotelaria, Souza conta que o mercado de coletores solares termodinâmicos está em expansão no país. Segundo o empresário, Marriott International e AccorHotels já fazem uso da tecnologia no exterior.

"A hotelaria é um dos melhores mercados para os coletores, afinal energia é um custo importante para o setor”, avalia. “Com a alta na tarifa de energia elétrica, a relação custo benefício do nossa tecnologia ficou ainda melhor. Em nossos clientes, proporcionamos uma redução do considerável dos custos de energia”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Raquel Amsberg/TVE RS

(*) Crédito da foto: Divulgação/Energy Bolt