De Foz do Iguaçu, Paraná*

Encontro de LíderesPainelistas falaram sobre as linhas de crédito disponíveis para o turismo

Após a palestra de abertura, o Encontro de Líderes teve painel com o tema, Financiamentos para o Setor Turístico como fator essencial de crescimento socioeconômico. O debate contou com a participação de Celso Leonardo Derziê de Jesus Barbosa, assessor Estratégico da presidência da Caixa Econômica Federal; Helton Chagas Mendes, superintendente de Negócios de Atacado e Governo do Banco do Nordeste; Lisiane Astarita, gerente de Planejamento do BRDE; Job Rodrigues, gerente da Área de Indústria e Serviços do BNDES; e Firminiano de Moraes Pinto, CEO da FinPro Tecnologia Financeira.

O executivo da FinPro exemplificou como devem ser feitos os projetos e suas devidas documentações para que seja possível iniciar o processo do financiamento. "Sem ter o processual pronto não é possível obter os empréstimos. É preciso ter essa metodologia e estamos prontos para ajudar os meios de hospedagem e outros produtos turísticos", disse Moraes Pinto.

Encontro de Líderes: solução para investidores internacionais

Tanto como Barbosa, Rodrigues, Mendes e Lisiane foram claros em dizer que o crédito está no mercado. Segundos os três executivos, os recursos estão disponíveis tanto para pequenas pousadas, como grande empreendimentos. São várias linhas de crédito, que podem inclusive atender a museus, agências de viagem e centro de convenções, entre outros negócios. "Temos inclusive soluções para investidores internacionais. Estruturamos todos os projetos e cuidamos de todos os processos do começo ao fim", explicou Lisiane. 

Alguns financiamentos podem ter carência de até três anos e amortização de até 17 anos. Já as taxas ficam na casa de 1% ao mês. Quanto menor o prazo de amortização, menor por ser o juros, explicaram os executivos. 

O Encontro de Líderes, que continua até amanhã (17) e é uma iniciativa do M&E e da Promo e conta com o apoio e patrocínio de: CNCSescSenacFBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)Governo do Estado do CearáGJP Hotels & Resortso município de Foz do IguaçuMinistério do TurismoCassinoturLatam e a loja Sax, uma das principais localizadas na paraguaia Ciudad del Este. 

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Foz de Iguaçu a convite da organização do evento.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News