De Brumadinho, Minas Gerais*

encontro da hotelariaWerkema, Rocha e Brumer: mineração que acaba gerando turismo

O "Painel mineração, a nossa origem; turismo o nosso futuro" deu partida à programação de conteúdos do 19º Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira, aberto há pouco no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Wilson Brumer, presidente do conselho do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) e Mauro Werkema, jornalista e escritor com forte atuação no turismo em entidades do setor, tiveram a palavra.

Brumer inciou dizendo que crises geram oportunidades. "Infelizmente, tivemos uma tragédia aqui, mas quero aproveitar este momento para salientar que o Ibram precisa ser a base apoiadora do crescimento de quaisquer setores que se aproveitem da mineração. Precisamos de várias cadeias produtivas atuando juntas. Não defendemos a mineração a todo custo. O processo precisa ser sustentável", disse.

Encontro da Hotelaria: BH com a força do Turismo de Negócios

O presidente do Ibram afirmou que o setor de mineração envolve 9,4 mil empresas. "Precisamos, contudo, olhar com mais atenção o potencial do turismo. Precisamos transformar Belo Horizonte em um destino para turismo de negócios. Todo o entorno da cidade será beneficiado. Mineração e turismo podem conviver. É preciso ter união nos setores para que o desenvolvimento econômico e social possa evoluir. Temos muito trabalho pela frente", finalizou.

Werkema explicou como se deu a fundação de Minas Gerais. "O estado tem uma formação básica na mineração. A Estrada Real foi a base para o crescimento de destinos que foram surgindo devido à demanda criada por essa via. O ouro foi o grande motivo para esse desenvolvimento”. Ainda assim, ele acredita que o turismo está em uma pauta prioritária no momento. A crise no setor, como disse Brumer, abre a oportunidade para que a atividade turística preencha a lacuna que está formada. 

O escritor salientou que Minas Gerais teve vários ciclos de mineração, como de ouro, alumínio e ferro. "Agora, pode ser que o ciclo seja o do turismo. Há diversos cases no mundo que podem e devem ser replicados aqui", finalizou.

O Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira é uma idealização de Marcos Valério Rocha, diretor executivo da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) em Minas Gerais. O evento conta com o patrocínio da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e promoção da FBHA. Ano passado, o evento foi realizado em Tiradentes.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) A reportagem viaja a convite da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação)