Encatho & ExprotelPalestras, simpósios e reuniões fazem parte da programação

Abrindo espaço para debater a cadeia produtiva turística e divulgar produtos e serviços do mercado, a Encatho & Exprotel começa amanhã (13) no CentroSul, em Florianópolis. A 32ª edição do evento promovido pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) contará com cerca de 50 ações internas entre encontros, palestras e reuniões do trade.

Segundo Osmar Vailatti, diretor-presidente da entidade, “o turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais atraímos turistas e aumentamos também a ocupação”.

Durante o evento serão realizadas mais de 30 palestras, entre elas o Simpósio de Governança – que contará com a presença de IGRs (Instâncias de Governanças Regionais); Seminário de Desenvolvimento Turístico, e espaços para fornecedores de diversos tipos de produtos e serviços. Já são mais de 100 marcas confirmadas

O turismo mundial cresceu 3,9% no ano passado, enquanto no Brasil o setor aqueceu 3,1%. O setor de viagens colabora com 10,4% do PIB global e tem a previsão de subir 3,6% este ano. Em âmbito nacional, a contribuição foi de 8,1%. Nos últimos cinco anos, 1 em cada 5 vagas de empregos são oriundas do mercado de Viagens e Turismo – só por aqui são 6,8 milhões de colaboradores. O Brasil é a 12ª maior economia turística global, com maior share mundial de turismo doméstico – o que representa 93,8%. 

O turismo possui 21 atividades diretas (existem exclusivamente para turismo), 142 atividades indiretas, 191 atividades compartilhadas e 217 atividades aquecidas pelo turismo. Dos 1,3 mil CNAE (Cadastros Nacional de Atividade Econômica), 571 setores possuem algum envolvimento com atividades turísticas.

Encatho & Exprotel: eventos

Abaixo, você confere os eventos que fazem parte da programação da Encatho & Exprotel deste ano.
 
Investe Turismo – O Sebrae, a SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC), o  Mtur (Ministério do Turismo)  e o Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) lançam o Projeto Investe Turismo em Santa Catarina na abertura do Encatho. O lançamento contará com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O objetivo é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Os empresários do setor conhecerão mais sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Fungetur (Fundo Geral do Turismo).

ANTT – A ANTT vai discutir, durante o evento, mudanças que podem incrementar mais de R$ 50 bilhões na cadeia turística. Será uma Audiência Participativa para avaliar mudanças na regulamentação possibilitando o incentivo ao turismo rodoviário no país, que hoje se encontra estagnado por força de legislações restritivas. A base desta mudança é a “carta de Foz” proposta por várias entidades ao MTUR, que encampou a ideia, pois possibilita incrementos anuais para toda a cadeia turística.

Reuniões do trade – No encontro haverá espaço para diversas reuniões, incluindo ABIH Nacional, que vai discutir questões inerentes ao setor que envolvem ações para todos os meios de hospedagem do país. A Reunião da Federação dos Convention&Visitors Bureau também será realizada no evento para discutir a promoção e o desenvolvimento econômico e social dos destinos, através do incentivo e fomento da indústria do turismo.

Entidades representativas em Santa Catarina – O Encatho também abre espaço para que todas as entidades que representam o turismo no estado se reúnam para discutir a evolução do setor. Destacam-se a Reunião da Santur com as Instâncias de Governança; o Circuito de negócios com Organizadores de Eventos da Associação Brasileira de Empresas – ABEOC; a Reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio; Reunião do Conselho Estadual de Turismo; Reunião do COMTUR Florianópolis; Conselho Regional de Relações Públicas RS/SC; Reunião da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de SC, FHORESC; Fórum de Turismo de Florianópolis – FORTUR; ATHISC Associação de Turismo Hidrotermal Santa Catarina e Instâncias de Governança de Santa Catarina.

Instâncias de Governança apresentarão suas regiões no espaço da Santur – As Instância de Governança Regionais (IGRs) de todo o Estado de Santa Catarina estarão presentes no evento. A Santa Catarina Turismo, Santur, abrirá espaço na Exprotel para que as Instâncias convoquem os profissionais do trade de suas regiões turísticas e apresentem seus destinos para visitantes de outras regiões. As apresentações serão na quinta-feira, dia 15 de agosto a partir das 13 horas.  As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.encatho.com.br

1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – Dentro da programação que será realizada pela instância da Grande Florianópolis, está o 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – IGR Grande Florianópolis, trabalho desenvolvido em parceria com o agenciamento de viagens, levando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo da Grande Florianópolis ao alcance do turista de maneira eficiente e pronta para o consumo. O evento visa aproximar a oferta turística da região da Grande Florianópolis ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.

10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira – Profissionais de recursos humanos, administrativo, governança, manutenção e demais setores envolvidos na operação hoteleira terão um grande encontro para troca de experiências, aprimoramento e crescimento pessoal e profissional. O Simpósio tem como objetivo tratar o dia a dia dos colaboradores do setor hoteleiro e nesta edição serão realizadas três palestras , sendo: inteligência emocional, interação dos setores e a importância do treinamento para a excelência no atendimento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Encatho & Exprotel