CES 2020Tradutores em tempo real são fortes tendências de mercado

Entre os dias 7 e 10 de janeiro, aconteceu em Las Vegas o CES 2020 (The Global Stage for Innovation). Voltado para tecnologia e inovação, o evento contou com a presença de grandes nomes da indústria que por sua vez apresentaram as novas tendências de mercado.

Unindo tecnologia à experiência humana, os novos produtos auxiliam em vários ramos de atendimento ao cliente, incluindo a hotelaria. Dentre os destaques, quatro novas ferramentas prometem agitar o mercado. 

Destaques CES 2020

Em mundo cada vez mais internacionalizado, a comunicação ainda é uma barreira para muitos viajantes. Pensando nisso, o Google Assistant surge com o modo intérprete, que disponibiliza tradução em tempo real. O lançamento foi feito em parceria com a Volara e a SONIFI e já está disponível para o ramo da hotelaria. 

Nomes como Dream Downtown em Nova York, o Caesars Las Vegas e o Hyatt Regency San Francisco Airport, já são adeptos da nova tecnologia. Além disso, há também um modelo Pocketalk, com maior praticidade e que exerce outra função como cálculo de câmbio, comprimento, largura e temperatura. 

Tema favorito dos filmes futurísticos, os robôs sempre foram uma realidade um pouco mais distante. Embora ainda não estejam próximos dos imaginários projetados pelo universo cinematográfico dos anos 2000, os colegas do futuro começam a entrar no mercado. 

A PuduTech estreou seu robô de entrega BellaBot e o robô de retorno de prato HolaBot. A UBTECH também apresentou seus mais recentes robôs, como o Cruzr, projetado para hotéis possui recursos que incluem navegação U-SLAM e prevenção de obstáculos, interação multimodal e reconhecimento facial. No Brasil, o hotel Villa Rossa, em São Roque, também já aderiu um assistente não humano para auxiliar os hóspedes.

Em uma iniciativa inusitada, o fabricante de encanamentos TOTO anunciou uma colaboração com a GP PRO, uma divisão da Geórgia-Pacífico, para inovar em banheiros públicos. As empresas estão usando o Sistema de Monitoramento Inteligente KOLO da GP PRO para gerenciar instalações sanitárias, conectadas por meio de um painel em um smartphone ou computador e receber atualizações em tempo real e alertas sobre anomalias operacionais, como vazamentos; níveis de papel higiênico, toalha e sabão; e horários de limpeza. O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta, mais movimentado do mundo, é a primeira instalação a oferecer o Sistema de banheiro inteligente e totalmente conectado.

Adentrando o ramo mais polêmico da tecnologia do futuro, a Inteligência Artificial não poderia fica de fora. Trazida pela  LG Electronics, a marca apresentou uma visão do futuro orientada por IA. 

Produtos como  o espelho inteligente LG ThinQ FitTM, que usa câmeras 3D para medir com precisão o corpo e gerar um avatar para acessórios virtuais e seu ar condicionado LG ThinQ, que possui um sensor inteligente para detectar a ocupação de uma sala e ajustar automaticamente a temperatura e o fluxo de ar foram apresentados na convenção.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Lodging Magazine