embraturManoel Linhares, Marcelo Álvaro Antonio e Gilson Machado Neto

O Conselho Deliberativo da nova Embratur se reuniu ontem (19) para debater propostas para melhorar o ambiente de negócios no setor e traçar os objetivos da agência. Na ocasião, a Reunião Ordinária empossou conselheiros e a diretoria executiva elegeu o vice presidente e aprovou o estatuto da entidade.

Formado por representantes do governo federal e lideranças do turismo brasileiro, o Conselho tem como presidente Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo; e como secretário geral Gilson Machado Neto, presidente da Embratur. Os membros elegeram Manoel Linhares, presidente da ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), como vice presidente. 

Segundo Linhares, a formação do Conselho é uma ótima notícia para o turismo, pois prevê a participação de liderança na formulação das políticas públicas relacionadas ao setor. “Fiquei muito honrado por ser convidado para participar do Conselho e vamos trabalhar com dedicação, em conjunto com o governo federal, para atingirmos a meta que é dobrar o número de visitantes estrangeiros no país nos próximos anos”. 

Embratur: conselheiros

Farão parte do conselho ainda os representantes do Ministério das Relações Exteriores, Miguel Griesbach de Pereira Franco; da Economia, Paulo Solmucci Júnior; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maurício Ribeiro Gonçalves; e do Meio Ambiente, Gentil Venâncio Palmeira Filho.

O Conselho Deliberativo é composto também por lideranças de entidades do setor privado do turismo, como: Marta Feitosa Lima Rodriguez CNM (Conselho Nacional dos Municípios), Marco Ferraz (CLIA Abremar Brasil) e Roberto Haro Nedelciu, da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

A nova Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) terá entre seus principais objetivos a divulgação dos destinos brasileiros no exterior para atrair mais turistas para o país, além de propor às autoridades competentes normas e medidas necessárias à execução da Política Nacional de Turismo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur