Observatório do Turismo Santa CatarinaPlataforma nasceu para entender melhor o turismo no estado

O setor turístico de Santa Catarina ganhou uma nova ferramenta de gestão, planejamento e monitoramento das prioridades: o Observatório do Turismo. O projeto é encabeçado por Fecomércio SC e Senac SC e conta com apoio de representantes do poder público e da iniciativa privada da região.

A largada do observatório foi dada com a apresentação do relatório do Turismo Catarinense em Movimento, que apontou 242 ações prioritárias em termos de gestão, governança, infraestrutura, inovação, legislação e qualificação. Os dados foram elencados em 2018 durante o ciclo de encontros nas 12 regiões turísticas do Estado, que abarcam 184 municípios. Esse primeiro relatório está disponível no já ativo website da ferramenta. 

"Essas informações sistematizadas podem ser utilizadas tanto pelo governo, para direcionar políticas públicas e ações estratégicas para determinado segmento, como por empresários e entidades ligadas ao setor, no financiamento de projetos e atração de investimentos. Precisamos de diretrizes de longo prazo, de uma política assertiva para o setor", afirma Bruno Breithaupt, presidnete da Fecomércio. "O objetivo é quebrar a sazonalidade do nosso turismo para atrair visitantes o ano todo e em todas as regiões", completa. 

Observatório do Turismo: primeiras impressões

Presente no lançamento da plataforma, Amandio João sa Silva Junior, secretário Adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, destaca o primeiro estudo realizado. DE acordo com ele, o levantamento pode balizar o governo na gestão do turismo. 

A compilação de dados e realização de estudos não é uma novidade para uma das criadoras do observatório. A Fecomércio catarinense já realiza alguna levantamentos há anos. Em 2018, por exemplo, realizou um estudo mostrando o perfil dos meios de hospedagem da região.

(*) Crédito da foto: Plush Design Studio/Unsplash