Gramado - aberturaMunicípio permanece com regras rígidas para impedir o crescimento do Covid-19

No dia 8 de maio, a cadeia hoteleira de Gramado retomou suas atividades, impulsionando o retorno do turismo no destino gaúcho. Entretanto, na última sexta-feira (3), o governo do Rio Grande do Sul anunciou que a Serra Gaúcha receberia bandeira vermelha de flexibilização da quarentena, o que resultou na queda de reservas dos empreendimentos da região. Ontem (6), o estado reconsiderou a decisão e manteve o município na fase laranja, o que permite o funcionamento de parques, restaurantes, lojas e meios de hospedagem com ocupação máxima de 70%.

Com a chegada da alta temporada turística, atividade que corresponde a 85% da economia local, a decisão foi bem recebida por autoridades, empresários e trabalhadores. Os poucos casos de coronavírus no destino e adoção de medidas de distanciamento social foram fatores que contribuíram para a manutenção do comércio. Consolidada no destino, a rede Laghetto Hotéis, por exemplo, vem reabrindo gradativamente suas unidades.

“Estamos abertos, mas isso não significa que podemos andar descuidados. Pedimos para que as pessoas sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos, com distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, e que busquem a ferramenta smart tracking, que pode colaborar para diminuir a cadeia de contágio”, afirma Rafael Carniel, secretário de Turismo. O smart tracking, aliás, é de uso obrigatório em todos os estabelecimentos de Gramado.

Gramado: medidas de segurança

Durante os finais de semana, a prefeitura realiza barreiras sanitárias nas duas principais entradas da cidade. Nas abordagens, profissionais entrevistam ocupantes de veículos e orientam sobre o uso de máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais, sugerindo evitar aglomerações. Na abordagem, também é feita a verificação de temperatura corporal, com termômetro infravermelho.

Paralelamente aos cuidados com a segurança de moradores e visitantes, a Secretaria de Turismo aposta em novos roteiros ao ar livre, criando novos atrativos. Na última sexta-feira, foi lançado sete roteiros de cicloturismo. Os diferentes passeios turísticos oferecem a experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região.

Cada rota é sinalizada com placas indicativas, para melhor navegação e segurança durante o trajeto. Também possui classificação, dividida em quatro categorias, que são severidade do meio, orientação do percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico.

A atual bandeira laranja da região de Gramado vai até o dia 13 de julho. Na próxima sexta-feira (10), o governo do estado realiza uma nova avaliação das condições da Covid-19.

(*) Crédito da foto: Carlos Borges