A comunicação visual se destaca na entrada da unidade premium economy Ramada Encore Minascasa
(fotos: Camila Oliveira)

Minas Gerais é um dos destinos brasileiros em franco desenvolvimento no setor hoteleiro. Atualmente, a capital Belo Horizonte ultrapassa os 19 mil leitos existentes, de acordo com a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte). O último dado da pesquisa do Observatório do Turismo do Estado, registrou uma taxa de ocupação média de 57% no mês de outubro. O número é 17,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior, e é um reflexo do aumento da abertura de hotéis na região, de acordo com executivos hoteleiros do Estado. 

A expansão ocorre em todo o País desde os primeiros planos de lançamento para a Copa do Mundo de 2014. Após esse período, foi constatado que Belo Horizonte é um dos destinos brasileiros com maiores chances de sofrer com a superoferta hoteleira, de acordo com análise do impacto do evento esportivo no mercado, realizado pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) no fim do ano passado.  De acordo com mapeamento realizado em 2013 pela BSH International, com apoio do MTur (Ministério do Turismo), até 2016 serão mais de 420 novos empreendimentos no Brasil.

A Vert Hotéis, administradora hoteleira mineira, tem participação nesse número com mais de 34 contratos assinados atualmente. Além disso, a previsão da rede é somar mais 20 à lista de contratos entre novos negócios e conversões, o que deve consolidar seu plano de desenvolvimento para chegar a 90 hotéis até 2025. Atualmente, a empresa conta com sete unidades em operação no Brasil. Um deles, o e.Suítes Sion, com menos de um ano de abertura, a reportagem do Hôtelier News divulgou como o primeiro empreendimento próprio da Vert. Além desse, conhecemos as propriedades Ramada Encore Minascasa e Ícone Expominas, um administrado e outro próprio da rede mineira.

Por Camila Oliveira*

O Encore foi parte do fortalecimento da expansão da rede em Belo Horizonte (MG), no primeiro semestre de 2014. Localizado dentro do complexo Minascasa, na Avenida Cristiano Machado, a propriedade recebeu investimento na ordem de R$ 38,7 milhões. Situado ainda de frente ao Minas Shopping, o hóspede tem fácil acesso à região da Pampulha, centro de Belo Horizonte e aos aeroportos da cidade.

Para este ano, o empreendimento prevê uma média de 46% de ocupação para o primeiro semestre deste ano – número se mantém o mesmo em relação ao ano passado. "O número não está abaixo do mercado. Atualmente, essa é a realidade da hotelaria mineira", conta Vivian Vaz, executiva de Contas do Encore Minascasa.

Já o Ícone, segundo hotel de marca própria Vert Hotéis, é outra unidade recente de Belo Horizonte, com apenas oito meses de operação. O empreendimento de categoria econômica, situado no bairro Padre Eustáquio, no centro da capital mineira, recebeu investimento total de R$ 5 milhões.

Ramada Encore

Estrutura

O hotel, de categoria Premium Economy, oferece um restaurante para café da manhã, incluso na diária, e um espaço de conveniência chamado The Hub. A área fica no mesmo ambiente da recepção e lounge para comodidade do cliente, prezando pela inovação e autonomia. O Ramada Encore Minascasa também disponibiliza wi-fi gratuito aos hóspedes, característica da Hotelaria Essencial, que faz do básico o essencial.

A proposta engloba ainda o prazer em servir, banho revigorante, café da manhã, excelente noite de sono, conectividade e sustentabilidade em todas as categorias de hotéis.

Após solicitação, o hotel econômico instalou armários em parte dos apartamentos recentemente. No total, são 200 apartamentos medindo aproximadamente 19 m², sendo 13 quartos PNE. Todos contam com camas king ou queen size, TV 32 polegadas, ar condicionado, estação de trabalho e minibar.

Marca internacional, esta é uma das unidades que contam com uma linguagem mais jovial, despojada e comunicação bilíngue. Isso se reflete nos detalhes da decoração do Ramada Encore, onde cada andar dos quartos, por exemplo, faz uma homenagem aos símbolos e escritores mineiros. Ambientes como o lobby, corredor e suítes recebem frases de poetas como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Adélia Prado.

Apartamentos

 

Ícone Expominas

Estrutura

O hotel franqueado, com operação independente da Vision Hotéis, está localizado em uma área residencial, a apenas sete minutos do Expominas, o maior centro de convenções de Minas Gerais. A unidade ainda está em uma região que atende o público de negócios e de centros de distribuição da região de Contagem e Betim.

São apenas 36 quartos, sendo 12 de categoria superluxo e 24 twin, todos contam com camas king e queen size, TV 32 polegadas, ar condicionado, estação de trabalho, cofre, minibar e micro-ondas. O econômico oferece aos hóspedes internet wi-fi, loja de conveniência com autoatendimento no lobby e 14 vagas de estacionamento.

O Ícone dispõe ainda em sua estrutura de área fitness, restaurante com capacidade para acomodar 50 pessoas; o espaço também pode ser utilizado como área de eventos, já que funciona apenas para o café da manhã. Para este ano, está previsto implantar uma lavanderia compartilhada para autosserviço.

Apartamentos

Serviço
verthoteis.com.br

* A repórter do Hôtelier News viajou a Belo Horizonte a convite da Vert Hotéis