A capital federal foi escolhida para o lançamento de uma plataforma digital que oferece serviços de mobilidade. Segundo a Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal), desde o início do mês turistas e brasilienses que utilizam táxis podem solicitar uma corrida por meio da internet. A tecnologia é parte do aplicativo ResolveAí, desenvolvido para smartphones por uma empresa privada – a pedido da secretaria.
 
A expectativa é que o serviço seja utilizado também para a compra de passagens aéreas, passagens de ônibus interurbano, aluguel de carros e outras atividades relacionadas à mobilidade – o que deve facilitar a vida do visitante.
 
A plataforma digital já possui 25% da frota absoluta de táxis do Distrito Federal conectada à rede. A ferramenta localiza o carro disponível mais próximo, e o cliente pode acompanhar a chegada do veículo via GPS em tempo real.
 
O software garante a privacidade do usuário e não compartilha seus dados com a rede de fornecedores. A ferramenta analisa o perfil e o histórico de pedidos do usuário para facilitar a próxima solicitação e é capaz de localizá-lo automaticamente em celulares com GPS. Nas próximas versões, o cliente será também capaz de avaliar o serviço recebido e de pagar pela corrida com cartão de crédito.
 
O serviço é gratuito e já está em funcionamento no Distrito Federal. O usuário pode baixar o aplicativo na App Store (iPhone e iPad) e no Google Play (smartphones Android).
(Redação)