Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - resultados de 2018Na Riviera Nayarit, demanda internacional foi importante em 2018

Destinos turísticos vizinhos e bastante procurados no México, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit tiveram números positivos em 2018. Chama atenção, por exemplo, a alta de 20% nas tarifas dos hotéis de luxo frente a 2017. Outro indicador exaltado pelos órgãos de turismo das duas localidades é a ocupação média de 75% alcançada ano passado.

Países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido impulsionaram a procura Puerto Vallarta e Riviera Nayarit em 2018. Já o mercado doméstico respondeu por 45% da demanda turística nos dois destinos. Na avaliação dos órgãos de turismo locais, a melhora na malha aérea rumo ao Aeropuerto Internacional de Puerto Vallarta (PVR) foi decisiva para os bons resultados.

Em relação à demanda turística internacional para Puerto Vallarta, Finlândia e Holanda tiveram expressivo crescimento em 2018. Já na América Latina, destaque para Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Peru e Chile. Em Riviera Nayarit, Reino Unido, Colômbia, Argentina, Espanha e Brasil, foram – nessa ordem – os mercados com maior expansão.

“Isso é resultado das negociações e ações que o destino tem realizado para fomentar maior demanda de quartos”, afirma Javier Aranda Pedrero, diretor de Turismo de Puerto Vallarta. “O êxito pode ser atribuído à grande diversidade, versatilidade de nossa hotelaria, conexão que temos com a maioria das principais cidades do mundo e ao atrativo único, que é o interesse de múltiplos segmentos”, completa Marc Murphy, diretor geral do Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: projeções

Tanto Pedrero, quanto Murphy, têm expectativas elevadas para 2019. “Continuaremos consolidando mercados maduros, como Estados Unidos e Canadá, que recentemente abriram novos voos. Para a Europa, o objetivo é fortalecer a atual conectividade via Inglaterra, Holanda, Finlândia e, enfim, impulsionar o recém-inaugurado voo da Copa Airlines que abre portas a América Latina”, diz Pedrero.

“É do nosso interesse manter o impulso e desenvolver ainda mais a Riviera Nayarit como um destino turístico de reconhecimento mundial. O ano será, sem dúvida, excepcional, com novos hotéis, atrações e eventos”, acrescenta Murphy. 

E, de fato, o ano começou com pé direito para a Riviera Nayarit. No recorte de 14 de dezembro até 1º de janeiro de 2019, o destino teve receita de US$ 10 milhões oriunda do turismo. Além disso, a ocupação média dos hotéis bateu em 88% no período.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Escritório de Turismo de Puerto Vallarta

(*) Crédito da foto: Divulgação/Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau