A IHG (InterContinental Hotel Group) anunciou novas metas dentro do programa Responsible Business. A iniciativa reúne uma série de compromissos socioambientais assumidos pela rede britânica, que encerrou, em 2017, um ciclo de quatro anos de planos implementados. Só no ano passado, de acordo com a companhia, foram investidos US$ 66 milhões em diferentes projetos para atingir as metas traçadas. Agora, um novo plano de ação foi estabelecido até 2020.

O Responsible Business foi um meio que a IHG achou de realizar negócios de forma responsável, prezado pelo meio ambiente e a relação com diferentes stakeholders. No novo plano de ação, o foco da rede britânica é trabalhar em quatro áreas: sustentabilidade ambiental, impactos na comunidade, nossa gente e aquisições responsáveis.

Keith Barr, diretor executivo da IHG, destaca que os hotéis impactam comunidades locais ao redor do mundo, afetando milhões de pessoas. "Isto nos coloca em uma posição única para fazer verdadeira diferença, fazendo o melhor para o meio ambiente, proporcionando capacitação e empregando pessoas locais ou mesmo oferecendo ajuda às comunidades em tempo de necessidades", completa.

Responsible Business: 2013-2017

O planejamento anterior possibilitou que a rede obtivesse bons resultados em comparação com o que foi planejado. Foram feitos progressos significativos, como redução de 15% do uso de carbono, 3 pontos percentuais a mais do que o estimado. Além disso, quase 48 mil pessoas foram capacitadas e receberam a possibilidade de emprego pelo IHG Academy. 

Hoje, este trabalho de qualificação profissional se amplia com a iniciativa que a empresa realiza com a YCI (Youth Carrer Initiative). A única meta não atingida foi na redução do consumo de água, que apresentou queda de 5%, 7 pontos percentuais do que foi traçado.

Somente no ano passado, a rede investiu US$ 66 milhões em diversos projetos. Em decorrência, o trabalho realizado foi reconhecido pelo S&P Dow Jones Sustainability Indices 2017, índice global mais prestigiado em termos de desempenho econômico corporativo, ambiental e social entre empresas de capital aberto.

Planos de 2018-2020

Para 2018, a IHG trabalha com a colaboração de proprietários, fornecedores, colaboradores e acionistas para atingir as 11 metas definidas para os próximos três anos. Entre elas, está a redução 7% de carbono por apartamento, capacitar cerca de 40 mil pessoas por meio do IHG Academy, aumentar diversidade e representação feminina na equipe de funcionários e conscientizar fornecedores.

Veja abaixo dois infográficos com um resumo das metas previstas no período:

Responsible Business - metas

(*) Crédito da Foto: FirmBee/Pixabay

(*) Infográficos são cortesia da IHG