Destinos mexicanos - evento RenaissanceElvira, Lucero e Gabriel López, do Conselho de Promoção Turística do México

O Brasil é atualmente um dos principais mercados emissores latino-americanos para Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México. Para ampliar ainda mais essa relação, o escritório de promoção turística das duas localidades realiza eventos de relacionamento no país. A primeira parada foi hoje (17), no Renaissance São Paulo, na capital paulista, com presença de cinco marcas hoteleiras. Ainda esta semana, o encontro passa por Porto Alegre e Belo Horizonte.

Voltado para agentes de viagens, o evento teve, além de uma apresentação sobre o destino e dos hotéis presentes, uma rodada de negócios. Nela, os profissionais participantes faziam um encontro “cara a cara” com os representantes das cinco marcas presentes: AM Resorts, Barceló, Crown Paradise Club, Hard Rock Vallarta e Hilton.

“Puerto Vallarta e Riviera Nayarit são destinos muito próximos geograficamente, mas que têm ofertas hoteleiras diferentes”, explica Lucero Guerrero, gerente de Promoção Turística de Riviera Nayarit. “A Riviera Nayarit tem empreendimentos mais luxuosos, enquanto Puerto Vallarta conserva uma parte mais tradicional do México. Lá, a oferta hoteleira é mais diversificada”, completa Elvira Moncayo, supervisora de Promoção Turística de Puerto Vallarta.

Destinos mexicanos: mercado e novos voos

Hoje, Estados Unidos e Canadá dividem com o turismo doméstico o grosso da movimentação turística nos dois destinos. Então, mais do que estreitar a relação com um país de bastante potencial emissivo, os eventos ajudam na diversificação dos mercados.

“Tivemos um 2017 recorde em termos de visitação. Em 2018, com os alertas emitidos pelo governo americano, tivemos queda em um mercado estratégico”, explica Elvira. “Os níveis de ocupação, contudo, permaneceram elevados, sobretudo pelo crescimento do mercado doméstico”, acrescenta Lucero. “Apostamos muito no mercado latino-americano e, claro, no Brasil”, complementam as duas executivas.

Uma boa notícia para as duas localidades vem dos céus. A oferta de voos para os dois destinos vai crescer a partir de dezembro, com novas opções da Copa Airlines. “O Brasil é nosso terceiro principal mercado latino-americano atrás de Argentina e Colômbia. Os dois últimos ganham novos voos da Copa Airlines”, conta Lucero. “Antes, toda oferta aérea passava pela Cidade do México. Agora, mesmo não sendo direto, os voos têm conexões rápidas indo direto para Puerto Vallarta. Além disso, a rede hoteleira na Riviera Nayarit está a poucos quilômetros do aeroporto”, completa.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News