festival da lagostaEvento tem apoio do Sebrae e Senac

Entre os dias 11 e 20 de outubro, a Costa do Descobrimento, zona turística da Bahia que abrange os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte recebe a quarta edição do Festival da Lagosta. A iniciativa gastronômica aquece o setor na região e valoriza a identidade cultural da culinária, além de gerar negócios para segmentos e fornecedores como hotéis, pousadas, agências de viagens, comércio, receptivos e grupos folclóricos.

Após as três primeiras edições realizadas entre 2016 e 2018, que contaram com 56 participantes, o evento se tornou referência no calendário turístico movimentando visitantes nos bairros de Coroa Vermelha e na Orla Norte – que compreende os povoados de Santo André, Santo Antônio e Guaiú. O festival se tornou produto turístico e cultural da cidade de Santa Cruz de Cabrália e possui apoio do Sebrae e Senac.

Idealizado pela jornalista Léa Penteado e Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, o evento foi responsável por Cabrália ter sido um dos municípios contemplados a integrar o Plano Nacional de Turismo, que reúne Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo no programa Investe Turismo. A iniciativa terá foco no fortalecimento regional do turismo e na melhoria da qualidade e competitividade no setor. Além de Cabrália, fazem parte da ação Salvador, Cairu, Porto Seguro e Mata de São João.

Festival da Lagosta: números

Sendo assim, o Festival da Lagosta 2019 vem com uma ação promocional de turismo gastronômico visando oferecer aos visitantes sabores diversos do crustáceo e a experiência de conhecer ainda mais as belezas de Cabrália, tanto em Coroa Vermelha, como no centro histórico ou nas praias da Orla Norte.

No Brasil, o setor de alimentos e bebidas representa 40% de todo o PIB turístico, e estados como Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e a própria Bahia são valorizados por sua gastronomia. A culinária baiana, que agrega os sabores afro, português e indígena, é uma das mais diversificadas do mundo e ao menos dois destes elementos estarão presentes nos pratos criados, conforme consta do regulamento. 

As inscrições para restaurantes, hotéis, bares e barracas de praia participarem estão abertas até o dia 10 de julho. 

(*) Crédito da foto: ShenXin/Pixabay