Breadbot - Randall WilkinsonWilkinson segura um pão fresquinho feito na feira

Está vendo a imagem acima? Ela é a prova concreta de que, a cada dia que passa, a automação atinge novos patamares. Efeito direto da IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês), novos maquinários – da indústria automobilística à área de saúde – revolucionam seus respectivos setores. O BreadBot, robô autônomo que consegue produzir mais 200 pães por dia, é um exemplo concreto dessa transformação.

O equipamento foi apresentado ao mercado durante a CES 2019 (Consumer Electronics Show), principal feira de tecnologia do mundo. Realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a feira teve início ontem (8), apresentando uma ampla gama de maquinários destinada a diferentes setores da economia.

Do tamanho de um automóvel, o BreadBot é fabricado pela Wilkinson Baking Company. O equipamento é capaz de misturar os ingredientes, fazer a massa e assá-la, em um processo totalmente automatizado. Segundo a empresa americana, a máquina produz até 235 pães por dia, cerca de uma dúzia de pães por hora.

BreadBot na hotelaria

Infelizmente, a hotelaria terá que esperar um pouquinho até poder adquirir uma unidade. Em entrevista à AFP (Agence France-Presse), Randall Wilkinson, diretor da Wilkinson Baking Company, conta que o aparelho é inicialmente destinado para supermercados. Ele acrescenta os motivos que levaram à criação do BreadBot: oferecer pão fresco feito no local e gerar economia com custos de frete.

"Os consumidores querem o pão mais fresco possível, mas quando vão ao supermercado, não sabem quando foi assado", diz Wilkinson. Ele acrescenta que a empresa está em negociações com grandes redes de supermercado americanas. Além disso, espera entregar robôs ao exército dos Estados Unidos para assar pães nos porta-aviões.

Para entender melhor como o BreadBot funciona, veja o vídeo abaixo (em inglês).

(*) Crédito da capa: Reuters

(**) Crédito da foto: Divulgação/Wilkinson Baking Company

(***) Crédito do vídeo: Canal Engaged/YouTube