A ascensão do Airbnb colocou a indústria hoteleira em alerta máximo. Com objetivo de diferenciar-se e oferecer algo que saia do lugar comum em se tratando de produtos e serviços, hoteleiros estão desenvolvendo novas tecnologias para manter o interesse do viajante em suas acomodações. Confira algumas soluções listadas pelo site Fortune.

– Desbloquear o acesso ao quarto por meio de um simples toque no smartphone
Smartphones têm o potencial para eliminar de uma vez as dores de cabeça que uma porta de quarto de hotel travada pode causar. Pensando nisso, diversas cadeias hoteleiras já começam a equipar seus empreendimentos com a tecnologia, incluindo a Marriott, o Hilton e Starwood.

– Comando de voz nos apartamentos
No Wynn Las Vegas, localizado na famosa Sunset Strip, o comando de voz nos quartos já é uma realidade que vem chamando a atenção da indústria hoteleira. O complexo implementou a tecnologia Echo em todos os 4.748 apartamentos, permitindo ao hóspede por meio da sua própria fala, controlar as luzes da sala, o termostato, as cortinas e a troca de canais no televisor.

– Aplicativo de "não perturbe"
O Las Vegas Aria Resort & Casino introduziu a tecnologia Control 4, que permite aos hóspedes comandar as cortinas, o clima, a iluminação e até solicitar serviços por meio de um aplicativo embarcado ou em um smartphone ou em um tablet. Por meio da solução, também é possível agendar um horário para o despertador, que ao tocar pode abrir as cortinas e ligar a TV simultaneamente.

– Aulas de spin
Bicicletas de treino e aulas de ciclismo (mediante solicitação) já estão disponíveis em mais de 30 fitness centers da marca Westin, em cidades como Los Angeles, Austin e Denver. Se o hóspede não quiser compartilhar o espaço, pode solicitar a atividade dentro do próprio quarto, mediante disponibilidade.

– Obter uma taça de vinho fora do frigobar
A Plum, fabricante de dispensadores de vinho automáticos já forneceu a solução para diversos hotéis boutique localizados ao longo da costa californiana. O dispositivo pode armazenar uma garrafa de vinho durante meses e dispensa a medida exata de uma taça de cada vez.

– Serviço de quarto no estilo "Star Wars"
Robôs estão cada vez mais presentes em todos os setores da indústria de produtos e serviços e há quem diga que em breve, substituirão a mão de obra humana. Mais comuns na forma de aspiradores de pó e outros dispositivos, no hotel Aloft Cupertino, ele aparece na forma do Botrl, que fornece as toalhas para os usuários da piscina. No Yotel de Nova York, um robô carrega o seu celular e mantém a sua bagagem protegida, podendo ser acessada por meio da combinação de um código pin com o sobrenome do hóspede.