Concept Design Hostel & Suites - Cyntia BragaCyntia: unidade focou em poucos canais e se deu bem

Localizado em Foz do Iguaçu (RJ), o Concept Design Hostel fechou o ano passado com 76% de ocupação. Um dos grandes segredos da unidade para atingir o resultado, explica a proprietária Cyntia Braga, foi reduzir o número de canais de distribuição utilizados. Ela conta que passou a focar apenas em quem realmente dá retorno para a propriedade.

“Com o passar dos anos, não só algumas empresas foram comprando competidores, como alguns canais foram se mostrando ineficientes para minhas necessidades”, explica. “Então, aos poucos fui desconectando vários deles. Hoje, trabalho com apenas três, mas nossas reservas são capitaneadas pela Booking.com. As vendas diretas representam menos de 20%”, acrescenta.

Inaugurado em 2013, o Concept Design foi o primeiro da categoria a operar na tríplice fronteira. Após cinco anos em funcionamento, a unidade segue com sua essência sustentável. Aquecimento solar, captação de águas das chuvas, luzes de LED e madeiras de reflorestamento são usados pelo empreendimento.

Concept Design Hostel & Suites​: expansão

O plano de construir um hotel ao lado da propriedade atual continua de pé, explica Cyntia. “Atualmente, estou à procura de sócios para uma alternativa ao projeto de construção do zero”, revela a empresária. “Além disso, quero oferecer algo a mais para os hóspedes. Estamos em fase de estudos para conseguirmos agregar mais à oferta hoteleira”, complementa.

Ao longo do tempo, Cyntia foi tentando viabilizar formas de financiamento do projeto. Uma das alternativas foi via o programa Prodetur + Turismo, do MTur (Ministério do Turismo), mas sem sucesso. “Participei do evento de lançamento do projeto em Foz do Iguaçu. A iniciativa concede crédito a juros baixíssimos, mas acessá-la é difícil em função das exigências e garantias. Acabamos tomando um banho de água fria do poder público”, lamenta.

Novidades para 2019

Além do projeto de hotel, a proprietária busca este ano investir mais em tecnologia. O objetivo é dar maior autonomia ao hóspede. “Seguindo a onda dos smarts hotéis, vamos oferecer mais facilidades, e menos burocracias aos hóspedes, diminuindo a necessidade de interação com staffs no que se refere ao preenchimento de fichas, entrega de regras e avisos ou mesmo das chaves”, conta.

Em 2019, o Concept também dará mais espaço para o mercado de eventos. “Vamos aumentar a oferta de eventos, com mais noites gastronômicas, pequenos shows e maratonas de filmes e séries”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Concept Design Hostel