hotel toribaPublicação reúne 120 fotos da propriedade

Na próxima segunda-feira (20) acontece, em São Paulo, o lançamento do fotolivro "Toriba – ensaios fotográficos", que celebra em imagens os 75 anos do Hotel Toriba, de Campos do Jordão (SP). A obra reúne 120 fotos — feitas por nomes conhecidos no universo da fotografia nacional — entremeadas textos sobre a cidade onde fica o meio de hospedagem.

O evento organizado para lançar o material acontece Lounge One, do Shopping JK Iguatemi, zona sudoeste da capital paulista. A ocasião marca também o início da exposição de 25 imagens assinadas que integram o livro e foram selecionadas para ampliação. As fotografias podem ser apreciadas pelo público em geral entre 21 de agosto e 2 de setembro, no Hall Concierge do shopping, em paralelo à 12ª edição SP-Arte/Foto.

Para retratar o hotel, nomes como Cristiano Mascaro, Cassio Vasconcelos, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés percorreram a propriedade para entender a identidade do local. O resultado, segundo a gestão do meio de hospedagem aniversariante, cumpre bem a função de entendimento do espaço não deixa de lado a assinatura de cada fotógrafo.

Na construção da narrativa do livro, a busca foi por imagens que transitam pela histórias da cidade e do próprio hotel. A escolha desse estilo foi opção da Metalivros, editora pela qual a obra nasce e que já havia lançado o primeiro livro em torno do o hotel: O Toriba na Cultura de Campos do Jordão, lançado em 2007. 

Ronaldo Graça Couto, editor da obra, ficou responsável por convidar os fotógrafos e explica as escolhas. "Se cada fotógrafo possui marca nitidamente particular, em conjunto, desenham um panorama amplo e belo, como um álbum de experiências individuais, que juntas formam o caráter coletivo desta obra", comenta.

Hotel Toriba

Inaugurado por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, a propriedade é um símbolo importante para a hotelaria da região. Um dos empreendimentos mais conhecidos da cidade, o Hotel Toriba já havia feito uma outra ação para celebrar seus 75 anos de fundação. Em fevereiro, a propriedade lançou um rótulo próprio de vinho.

(*) Crédito da foto