hotel parador lumiar- menuCardápio é assinado pelo chef Isaías Neries

Para celebrar seus 15 anos de operação, o Hotel Parador Lumiar lançou um menu que resgata a história gastronômica do empreendimento. O cardápio criado pelo chef Isaías Neries, à frente da cozinha do hotel há 13 anos, valoriza o uso de ingredientes orgânicos e colhidos na horta própria da hospedagem com o conceito farm to table.

A unidade pertencente à Associação de Hotéis Roteiros de Charme servirá as novas receitas até fevereiro de 2020, em duas opções de menu. O primeiro, no sistema à la carte, resgata 30 pratos que fizeram parte da história do setor de A&B (Alimentos&Bebidas) do Lumiar. Clássicos como o risoto de rabada desfiada com agrião, do cardápio de 2007; nhoque de taioba e cará com  mussarela de búfala e noz moscada ao molho de tomate confit; criação de 2012 e o bacalhau cozido no azeite sobre moyashi com cebola marinada, servido em 2011 estarão de volta às mesas do empreendimento.

Já o segundo será no formato degustação, disponível apenas no período do jantar mediante reserva antecipada. O menu, dividido em seis tempos, sai pelo valor de R$ 120 por pessoa. O serviço começa com amuse-bouche surpresa, em seguida de um ravióli de tapioca com queijo brie, taioba e geléia de pimentas da horta, criado em 2015. Para prato principal, tortellini de capuchinha recheado com tomate confit e finalizado com manteiga e beterraba, servido em 2014. Em seguida, steak au poivre com batata sauté e molho de conhaque, receita criada pelo chef em 2011. O menu inclui ainda uma pré-dessert surpresa e, de sobremesa, coca-inhame de forno, doce que mais fez sucesso no restaurante em 2013. Feito com coco fresco, inhame e fava de cumaru, é servido em uma cuia de coco seco. Finalizando a refeição, chás de ervas frescas da horta preparados com folhas como capim limão, melissa, vique, menta, poejo, erva doce e cidreira.

Hotel Parador Lumiar: o chef

À frente da cozinha do Lumiar desde 2006, o chef baiano descobriu sua paixão pela gastronomia ainda cedo. Aos 19 anos, atuava como cozinheiro no Carême Bistrô, se tornando ajudante da chef Flavia Quaresma, de quem foi subchef e trabalha até hoje em festivais.

Em princípio, Neries passaria apenas 15 dias no hotel prestando consultoria e já completa 13 anos de casa e muitos menus criados neste período, sempre valorizando o uso de ingredientes orgânicos retirados da horta.

(*) Crédito das fotos: Rodrigo Azevedo/Hotel Parador Lumiar