geraldo rocha Rocha assegura que a Abav Expo está se reinventando

Evento tradicional na agenda do turismo do Brasil, a Abav Expo volta a acontecer no próximo mês de setembro – entre os dias 26 e 28. Será a 46ª edição e os primeiros números da feira já foram divulgados. Em coletiva realizada hoje (14), a organização apontou 5,7 mil inscritos até o momento e previsão de 23 mil participantes. Serão ainda 1,1 mil marcas expondo numa área de 37,8 mil m². O outro ponto ressaltado para 2018 é a volta da presença de expositores internacionais – serão 32 expositores de fora do país.

"Aqueles que apostavam no fim da Abav ou na não realização da feira este ano vão se decepcionar. Essa é a maior feira do Brasil e chega com mais força em 2018", afirma Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional, organizadora do encontro. Segundo comenta o gestor, os últimos meses foram de trabalho duro para deixar o evento pronto e antecipar o que virá em 2019. "Já temos, inclusive, muita coisa pronta para o ano que vem e iremos lançar ainda em setembro algumas atrações", completa.

A fala otimista do presidente contrasta com o número de inscritos, que ainda é bem menor que a expectativa. Entretanto, conforme alerta Rocha, as datas mais próximas ao evento são historicamente o período com mais procura. "Sabemos que o participante deixa para se inscrever na última hora. Foi assim em outros anos e acreditamos que será assim em 2018", prevê.

Quanto à maior participação de expositores estrangeiros, a avaliação é que assim a feira fica mais diversa. "Nos anos anteriores ouvimos algumas demanda s por mais participantes internacionais e conseguimos retomar isso", comenta o dirigente. Até alguns países pouco presentes em eventos do Brasil virão representados como Tanzânia, China e Polônia. O Peru, que há dois anos não comparecia, também está confirmado.

Na programação seguem constando espaços de outros anos como a Vila do Saber a ilha corporativa da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Também aparecem algumas novidades como o Seminário da OAB sobre legislação aplicada ao turismo e à hotelaria, o espaço Trvelport Conecta Bigdata e o Fórum Incentive Meeting. 

Como em outras ocasiões, ocorre, também dentro da feira, o Encontro Comercial da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que chega a sua edição 50. Nesse espaço serão 33 expositores – entre eles o MTur (Ministério do Turismo) -, maiores espaços e corredores mais largos em comparação a outras edições. "Somos parceiros de longa data e é muito importante seguir os tendo conosco", ratifica o presidente.

Abav Expo no Anhembi

Realizada no Expo Center Norte nos últimos anos, a feira voltou ao complexo do Anhembi. O fato foi motivo para explicações do gestor da Abav Nacional. "Em edições anteriores havíamos agendado para o Anhembi e acabamos mudando o local de realização. Por isso, para esgotar o crédito que tínhamos com o empreendimento, iremos fazer lá novamente", esclarece Rocha.

Segundo a representação da Abav, o local onde acontece, no entanto, não será um problema para a realização. "No Anhembi todas as localizações de expositores são privilegiadas. É um pavilhão sem colunas, o que simplifica a localização", acrescenta.

Com a privatização do complexo, que teve parâmetros aprovados em maio e deve progredir em breve, o evento deve voltar ao Expo Center Norte no ano que vem. 

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News