embratur aponta aumento de voos internacionaisÍndices foram mensurados pelo Embratur

O Brasil registrou a chegada de quase 64 mil voos internacionais ao longo de 2018. O número representa aumento de 8% sobre o índice observado no ano anterior. O número é resultado de um levantamento feito pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com informações cedidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e por companhias aéreas.

No levantamento que leva em consideração os últimos oito anos, o aumento na chegada de voos estrangeiros foi de 29%. Passando de 49.557 de 2010, para os 63.788 de 2018.

Nos números específicos, o relatório mostra que houve aumento de frequências e assentos disponíveis em todas as regiões. O maior crescimento se deu na região Sul, 36% de alta em voos e 32% de crescimento nas vagas. No Sudeste esses números foram uma repetição do verificado em 2017.

Quando o assunto são as cidades, Curitiba aparece no topo da lista entre as que tiveram maior aumento de chegadas estrangeiras. Na comparação entre as temporadas, a alta foi de 61%.  

Embratur aponta razões para o aumento

Teté Bezerra, presidente do Embratur, apontou algumas das razões que levaram ao aumento. De acordo com a dirigente, medidas como a liberação de até 100% de participação estrangeira nas empresas aéreas nacionais foi um grande avanço. Para ela, esse fator deve ter impacto na economia nacional para os próximos anos.

"O aumento expressivo da conectividade aérea é um dos principais fatores de crescimento no número de turistas internacionais chegando", diz a executiva. 

Vale lembrar que o órgão federal já havia previsto o aumento ainda em outubro do ano passado. À época, falava-se em 98 novas frequências semanais

(*) Crédito da foto: Nils Nedel/Unsplash