Chapada DiamantinaVale do Pati é um dos locais mais visitados na região

Com alta movimentação datada desde o fim do ano, a alta temporada tem sido positiva na Chapada Diamantina (BA). No segmento de ecoturismo, a região tem sido bem vista pelos turistas, com a ocupação hoteleira na casa de 75% até o momento. Dessa forma, o destino registra aumento de 15% no fluxo turístico em relação a igual período de 2018.

As atrações vão além da natureza, que, obviamente, é o grande destaque da Chapada Diamantina. São montanhas, rios, cachoeiras, grutas e cidades coloniais que enfeitam todo o roteiro. Na avaliação da Setur-BA (Secretaria Estadual de Turismo da Bahia) a recuperação econômica também contribui decisivamente no resultado até aqui.

Quanto ao perfil do público nesta alta temporada, destaque para a expressiva presença de estrangeiros. Ao separar por nacionalidades, é possível identificar, principalmente, turistas franceses, ingleses, holandeses e argentinos. No caso dos brasileiros, os principais mercados emissores foram estados do Sudeste e Centro-Oeste. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal, revela a Setur-BA

Vale ressaltar que o aumento no fluxo turístico na Bahia como um todo foi previsto pela pasta. Segundo a secretaria, aproximadamente 6 milhões de turistas devem visitar o estado neste verão. Para atender à demanda, a Bahia teve aumento de voos extras no verão.

Chapada Diamantina: eventos próximos

A Chapada Diamantina tem também outros atrativos. Em Mucugê (BA), por exemplo, a taxa média de ocupação hoteleira também é de 75%. Para manter a atividade turística em alta, a cidade terá o 2º Encontro Motociclístico, de 24 a 27 de janeiro. Além disso, como é de praxe, as cidades baianas se preparam para o Carnaval, quando também se projeta bons números.

Por fim, especificamente na Chapada Diamantina, a Setur-BA pensou ações que incluem apoio para a realização de eventos, incentivo à oferta de novos produtos e qualificação profissional para oferta aos visitantes de serviços de qualidade.

(*) Crédito da foto: Branco Pires/Chapada Diamantina