CBRE- EUADesaceleração já vem acontecendo nos meses anteriores

As projeções para o crescimento de hospedagem nos Estados Unidos não são as melhores, segundo a CBRE Hotel Research. A previsão é que a receita seguirá em desaceleração, porém o setor continuará forte nos próximos dois anos. Em outubro, o STR já apontava declínio nos principais indicadores do mercado.

 Conforme descrito na edição de dezembro deste ano do Hotel Horizons, os níveis de ocupação da hotelaria norte-americana  cairão, permanecendo acima dos 65,5% até 2021 – 300 pontos acima da média de longo prazo do STR. Ao mesmo tempo, prevê-se que a receita por quarto disponível (RevPAR) aumente em menos de 1% ao ano durante o mesmo período.

"Durante a recuperação da Grande Recessão, vimos o setor de hospedagem nos EUA se desviar das normas econômicas", disse Mark Woodworth, diretor sênior da CBRE Hotels Research. “Apesar de uma economia que apoiou um forte crescimento na demanda por hospedagem e níveis recordes de ocupação, os hoteleiros não conseguiram obter ganhos na taxa diária média (ADR) proporcional ao que vimos em condições de mercado igualmente fortes. Acreditamos que um ambiente de alta ocupação com baixo crescimento de ADRs persistirá no futuro próximo. ”

O desempenho da indústria de hospedagem nos EUA em 2019 exemplifica o novo mercado. A previsão da CBRE para a mudança na demanda de hospedagem durante o ano melhorou de um ganho de 1,8% na edição de setembro de 2019 do Hotel Horizons para um aumento de 2% na edição atual. A perspectiva atualizada exige que a taxa de ocupação nacional permaneça no nível recorde de 66,1% alcançado em 2018. Isso marca o décimo ano consecutivo sem um declínio na ocupação nacional.

Embora a oferta e a demanda pareçam equilibradas, o potencial de crescimento da taxa de quarto permanece limitado. A CBRE agora está prevendo que o ADR anual para hotéis nos EUA em 2019 seja de US $ 131,08, apenas 0,9% acima da média nacional de US $ 129,97 em 2018. O resultado líquido é um aumento no RevPAR de apenas 0,8% no ano.

"Pesquisamos esse desafio das RAMs e não conseguimos identificar uma causa única para a separação entre altos níveis de ocupação e lento crescimento das RAMs", disse Jack Corgel, Ph.D., professor de imóveis da Cornell University School of Hotel Administration e consultor sênior da CBRE Hotels Research. “Em vez disso, descobrimos vários fatores que influenciam a mudança de ADR, e o mix desses fatores difere entre os mercados.” A CBRE determinou que alguns fatores que retardaram o crescimento de ADR incluem, entre outros, crescimento da oferta no mercado local, inflação baixa, concorrência da economia compartilhada e a expansão de intermediários no processo de vendas.

CBRE: ciclos

Além de 2019, a CBRE prevê que os níveis de ocupação diminuam em 2020 e 2021, mas em um ritmo mais lento do que o previsto há 90 dias.“Acreditamos que a incerteza, requisitos mais rigorosos de empréstimos e custos crescentes de construção mitigarão o volume de novos suprimentos e o risco de excesso de oferta. Simultaneamente, a economia continua a apoiar a demanda por acomodações, perpetuando níveis de ocupação acima de 65,5% ”, observou Woodworth.

A entidade reduziu suas previsões de crescimento de ADR para menos de 1,5% até 2022. Isso não apenas resulta em uma falta de ganhos reais de ADR, mas os baixos ganhos de ADR limitam o crescimento do RevPAR a menos de 1% até 2021.

“Como outras indústrias, os hotéis historicamente seguem o padrão de desempenho cíclico dos negócios: pico, contração, vale, expansão e volta ao pico. De acordo com nossa medida, a indústria de hospedagem nos EUA atingiu o pico de seu ciclo atual em 2018. A história exige uma desaceleração em 2020 ou 2021. No entanto, como as previsões de declínios na ocupação e a ADR real são mínimas, estamos observando uma ligeira reversão no desempenho , o que leva a uma expansão sustentada a partir de 2022. Esperamos ver um mini-ciclo dentro do ciclo ”, explicou Woodworth. A CBRE prevê taxas de crescimento nominal do RevPAR de 2,1 e 3,5% em 2022 e 2023, respectivamente. Isso representará ganhos reais de RevPAR de 0,3% em 2022 e 1,5% em 2023.

Desafios de lucro

Em um ambiente de baixo crescimento de receita, será testada a capacidade das operadoras hoteleiras de expandir lucros. Os baixos níveis de desemprego continuam a pressionar os salários e salários que representam metade das despesas nas propriedades típicas dos EUA.

As previsões de inflação da CBRE permanecem abaixo de 2% até 2022, controlando o custo de bens e serviços que não sejam mão-de-obra. No entanto, com o crescimento do RevPAR limitado a menos de 1%, os hoteleiros devem manter o crescimento das despesas abaixo de 1,5% para obter ganhos nominais nos lucros operacionais brutos. "Considerando que as despesas aumentaram a um ritmo médio anual de 4% desde 1960, o desafio à frente é claro", acrescentou Corgel. "É claro que tudo isso é temperado pelo fato de as margens do Partido Republicano estarem próximas de seu nível mais alto de todos os tempos".

“Apesar da desaceleração do desempenho previsto para 2020 e 2021, os hotéis nos EUA estão operando em níveis quase recordes de ocupação e eficiência. A história de crescimento não é ótima, mas esperamos que o setor de hospedagem nos EUA retorne aos níveis de desempenho de 2018 e além, a partir de 2022 ”, concluiu Woodworth.

(*) Crédito da foto: Nik Shuliahin/Unsplash