PromoHN

Carlos Alberto Malvassora e Daniela Lococo
os proprietários da Cardani que receberam a equipe do HN
(fotos: Thais Queiroz)
Após anos de experiência – exatos 16 – atendendo a hotéis de todos os portes, os proprietários da Cardani Lavanderia investiram, recentemente, na contratação de uma equipe técnica que faz visitas periódicas aos hotéis e verifica, junto às respectivas governantas, a qualidade do serviço prestado.
A empresa, que atende hotéis e pousadas em sua unidade sede, em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, tem no comando Carlos Alberto Malvassora e Daniela Lococo, casal que fundou e administra a Cardani.
“Toda empresa terceirizada passa por questionamentos e insatisfação do cliente. Vimos nesta medida uma solução para acompanhar de perto nossos serviços, no intuito de melhorar, sempre, com os relatórios que nossa equipe apresenta”, afirma Daniela.
Colaboradores em ação no galpão de triagem

Um dos estoques da Cardani
Esta não é a primeira vez que a Cardani se preocupa com o quesito qualidade. Uma outra equipe foi designada a fazer, semanalmente, o controle de análise da água utilizada nas lavagens. “A água, o PH [grau de acidez], os produtos químicos e o procedimento garantem a vida útil do enxoval, por isso a importância da inspeção”, conclui a proprietária.
Neste âmbito, foi investido cerca de R$ 3 milhões em novos maquinários em maio de 2011. Com o valor foram adquiridos um túnel de lavagem com secadores, uma calandra – máquina que passa e dobra lençóis automaticamente -, ambas da Alemanha, e um dobrador de toalhas da Bélgica. “Estas máquinas se destacam em qualidade e produtividade, além de economizar cerca de 30% da água utilizada anteriormente”, conta Malvassora.
Ao fundo, o túnel de lavagem, adquirido neste ano

Colaborador coloca as roupas no túnel
de lavagem
importado da Alemanha
A máquina belga que passa e dobra toalhas automaticamente
Com capacidade para receber 20 toneladas de peças por dia, hoje a Cardani trabalha com apenas metade do potencial das máquinas. Os proprietários alegam que isso resulta na melhor qualidade do serviço e no aumento da vida útil das roupas.
Entre os cuidados para oferecer um serviço sem ressalvas, Daniela aponta que se atentar à quantidade de peças é primordial. Segundo ela, os hotéis reclamam que, comumente, as lavanderias retornam as peças com quantidade menor do que havia sido enviado. “Nós temos serviço de retirada e entrega próprio. Para evitar diferença no número de peças, temos funcionários exclusivamente separados para fazer a contagem delas antes de lacrar o pacote – que também é conferido na hora da entrega”.
Um dos caminhões da Cardani que retiram e entregam
a rouparia dos hotéis
A empresa reúne em sua carteira de clientes 25 hotéis que processam, em média, 500 quilos de roupa por dia, mas a ideia é aumentar este número. “As novas máquinas foram compradas para que possamos atender mais clientes com a segurança de manter um bom serviço”, garante Carlos Malvassora.
Para os proprietários da Cardani, mesmo o enxoval mais luxuoso em mal estado de conservação ou lavagem pode denegrir a imagem de um hotel. Eles garantem que há determinados aspectos que o hóspede espera que esteja em perfeito estado quando escolhe um hotel – sendo a limpeza e a higienização do enxoval parte disto.
Minimizando este tipo de problema, a Cardani realiza procedimentos específicos para a área hoteleira, com técnicas e avaliações que são repassadas para os clientes. Além disso, o método de lavagem contínua junto às lavadoras extratoras, utilizado pela empresa para maior higienização, garante melhor controle de qualidade, prolongando o tempo de vida útil das peças.
“Temos um controle de qualidade microbiológica e um processo de descontaminação das peças após a lavagem, ou seja, todo processo de higienização e desinfecção da roupa é feito dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, menciona Daniela.
(Thais Queiroz)
Serviço

Cardani Lavanderia
Estr. Particular Fukutaro Yida, 1.300
Bairro Cooperativa – São Bernardo do Campo – SP
(11) 4392-7172