Nesta quarta-feira (23), o uso de novas tecnologias durante a Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 foi tema de reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Turístico. O Ministério das Comunicações informou que, até abril de 2013, serão implementados projetos para explorar a chamada tecnologia de quarta geração, mais conhecida como 4G, nas cidades-sede da Copa.
 
O encontro aconteceu no auditório do Ministério do Turismo e contou com representantes dos seis estados e cidades-sede da Copa das Confederações: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE). As secretarias de turismo apresentaram ações e diretrizes que pretendem realizar para que o turista encontre facilidades ao chegar ao País na época da competição.
 
Com o avanço das novas tecnologias no Brasil, a expectativa é que os turistas utilizem os aplicativos bilíngues e trilíngues que disponibilizam informações como a localização de hotéis, restaurantes e pontos turísticos. “O objetivo é que as cidades aprimorem a capacidade de uso dessas tecnologias e transformem essa preparação em um legado turístico”, disse a assessora especial do ministro, Suzana Dieckmann.
 
A Câmara Temática irá implementar um plano de apoio para o uso e aperfeiçoamento de novas tecnologias. Uma das ações propostas é a realização de um concurso, com jovens entre 15 e 25 anos, que darão sugestões para a elaboração de softwares que serão utilizados pelos turistas durante os megaeventos.
 
Também estiveram presentes na reunião representantes do Ministério do Esporte, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Planejamento, Infraero, Advocacia-Geral da União e Controladoria-Geral da União.
(Redação)