Brotas Gourmet - praça de alimentaçãoAmpliado, evento deve lotar a praça de alimentação, como em 2017

Principal evento gastronômico de Brotas (SP), o Brotas Gourmet ganhou novo formato em 2018. Este ano, em vez de apenas três dias, o encontro se estenderá por um mês. Além disso, o festival – cujo tema é Sabor Emoção – será dividido em duas etapas. No total, 15 restaurantes participam da iniciativa, que terá ainda quatro tendas de bebidas e expositores do setor de food service.

A mudança na programação é o grande chamariz da edição desse ano, que é a oitava. Na primeira etapa, de 15 a 18 de agosto, restaurantes e expositores estarão reunidos no Sindicato Rural, com direito a muita música e aventura, como nas vezes anteriores. Na segunda parte, de 19 de agosto até 15 de setembro, o festival continua nos estabelecimentos participantes, que ofertarão os mesmos pratos, tamanhos e valores dos dias de festa.

“O tema Sabor Emoção foi escolhido para celebrar a vocação da cidade.  A ideia é convidar os visitantes a sentirem emoção também na gastronomia, provando combinações inusitadas e releituras mais ousadas”, explica Vivian Cunha, presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), entidade que realiza o festival.

Brotas Gourmet: mais novidades

O Brotas Gourmet 2018 terá ainda uma programação musical ampliada: em vez de um, a primeira etapa do evento terá dois shows diários. “Percebemos, nas últimas edições, que um final de semana não era suficiente. Muitos turistas interessados em participar não podiam estar na cidade no curto período do festival, assim como o próprio brotense”, explica Yeda Lopes, que integra a equipe de organização do festival. “Por isso, estendemos para um mês. E, da mesma forma, sentimos que a música é sempre muito bem-vinda”, completa.

Brotas, que subiu da categoria C para B no Mapa Turístico Brasileiro, também tem outra novidade gastronômica. Antes do Brotas Gourmet, e durante a Copa do Mundo, o município paulista sedia o Broteco (Festival de Comida de Boteco).

“Em 2017 batemos o recorde de turistas, com 280 mil visitantes contra 250 mil no ano anterior. O turismo é uma atividade que gera emprego e renda e deixa para o município parte desta riqueza na forma de impostos”, afirma o secretário municipal de Turismo, Fabio Pontes. Ele destaca que os tributos ajudam a impulsionar o turismo e outras áreas. “É um dinheiro que é investido no próprio turismo, na melhoria da infraestrutura, que também é usada pelo brotense, e ainda ajuda a custear educação e saúde do brotense”, finaliza o secretário.

(*) Crédito da capa e da foto: Divulgação/Brotas Gourmet