De Itajaí, Santa Catarina*

BNT Mercosul - Hotel Gracher Praia _Rubens CaldeiraCaldeira: hotel baixou tarifas e colocou mais quartos nas OTAs

A crise econômica argentina trouxe problemas para o turismo catarinense, destino bastante procurado pelos hermanos. Localizado em Balneário Camboriú (SC), o Hotel Gracher Praia não conseguiu fugir dessa realidade. Na alta temporada de verão, a ocupação caiu próximo de 30%, impactando também a receita. 

Segundo Rubens Caldeira, gerente Comercial da propriedade, o resultado não foi pior porque o mercado doméstico compensou parte das perdas. “Nos anos anteriores, os argentinos representavam 70% da nossa ocupação. Este ano, essa lógica praticamente se inverteu”, explica. “Ao perceber que isso aconteceria, baixamos nossa tarifa e deixamos uma parte maior do inventário nas OTAs. Com isso, atraímos mais brasileiros”, completa.

Caldeira conta que, na alta temporada, a diária média fica na casa de R$ 329. “Mesmo diminuindo nossa tarifa, os argentinos não vieram nesta temporada”, revela o executivo. Ele acrescenta que, na baixa temporada, a diária média recua para R$ 189. “No mercado doméstico, as praças com maior demanda para o hotel são Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro”, complementa.

BNT Mercosul: hotel faz melhorias

De perfil econômico e com 136 apartamentos, o Hotel Gracher Praia promoveu alguns melhorias recentes. Segundo Caldeira, todos os quartos foram renovados, a piscina externa passou a ser aquecida e foram feitos também retoques na fachada. Além disso, a unidade, que tinha apenas quartos standart, criou nova categoria.

“Os apartamentos de luxo são todos de frente e com sacada. Eles se diferenciam, além da tarifa aos alta, por alguns itens existentes”, explica Caldeira. “Entre eles, podemos citar o ar condicionado split, os vidros antirruído e a TV de 42”, completa.

Caldeira acrescenta que o grande diferencial do empreendimento é sua localização. “Atraímos muitos clientes por conta disso. Além de ficar a uma quadra da praia, o hotel está bem ao lado do Passeio São Miguel, que é um boulevard com bares e restaurantes”, conta. “Recebemos muitos hóspedes de cidades próximas que vêm para aproveitar o local no final de semana e fica conosco por conta dessa proximidade”, finaliza.

O Hotel Gracher Praia é um dos expositores da BNT Mercosul, aberta oficialmente na sexta-feira (24). O evento terminou no sábado (25) com uma festa de encerramento no Beto Carrero World

(*) A reportagem viajou a convite da BNT Mercosul

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News