Balneário Camboriú CVB - Bandeira AzulPraia em Balneário Camboriú ganhou a bandeira azul

Em julho, o MTur (Ministério do Turismo) entrou com pedido para conceder certificação internacional de pureza das águas para 15 praias no país. Entre elas, nove foram aprovadas e três delas ficam na região turística Costa Verde & Mar, em Santa Catarina. São elas: Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, além da Praia de Balneário Piçarras. A inclusão foi motivo de comemoração no Balneário Camboriú CVB (Convention & Visitors Bureau).

As praias foram aprovadas pelo júri internacional do programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca. A certificação consagrara a beleza e estrutura das três orlas catarinenses pela primeira vez. O certificado também engloba marinas e a Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, está entre as cinco habilitadas no país.

Balneário Camboriú CVB: reconhecimento

Para Ana Maria Alves dos Santos, presidente do Balneário Camboriú CVB, a certificação é um grande reconhecimento. “Ter nossas praias certificadas pelo programa Bandeira Azul é uma conquista de valor único. É informar e assumir publicamente o nosso compromisso e responsabilidade com o meio ambiente”, enfatiza.

A certificação internacional Bandeira Azul é um programa ambiental destinado a praias e marinas. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a importância de proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar ações que conduzam à resolução de conflitos exigentes. O programa teve início na Europa, em 1987, mas começou a ser aplicado apenas em 2004 no Brasil.

Também recebem o certificado Bandeira Azul outras praias de Santa Catarina. São elas: Praia de Palmas e Praia Grande, ambas em Governador Celso Ramos, e a Lagoa do Peri, em Florianópolis, além do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, na categoria Marinas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Balneário Camboriú CVB