Bahia Principe Hotels & Resort - plastic freeResort Fansatia, em Punta Cana, na República Dominicana

E a onda plastic free ganha cada vez mais corpo na hotelaria mundial e brasileira. Na semana do Dia Mundial Meio Ambiente, celebrado na terça-feira (05), mais uma rede internacional aderiu ao conceito. Pertencente ao Grupo Piñero, a espanhola Bahia Principe Hotels & Resort anunciou que assumiu o compromisso de eliminar plástico descartável de suas unidades até 2020. 

A rede espanhola divulgou os resultados de sua política ambiental alcançados até abril. Além disso, a Bahia Principe Hotels & Resort anunciou as principais medidas que implementará na área ambiental. A cadeia opera 24 empreendimentos espalhados pela República Dominicana, México, Jamaica e Espanha. Recentemente, a companhia anunciou o interesse em se consolidar ainda mais no mercado brasileiro. O objetivo da rede é dobrar o número de hóspedes do país.

Plastic free no Caribe

Criado em 2015, o Plano Estratégico de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) do Grupo Piñero estabeleceu várias ações voltadas para a redução do impacto ambiental. Neste contexto, foram realizadas iniciativas de economia e eficiência energética que, nos quatro primeiros meses de 2018, redundaram em queda 8% do consumo de energia por hóspedes. Além disso, houve redução de 2% no consumo de água por estadia. Por fim, a Bahia Principe Hotels & Resort recuperou 40% a mais de resíduos recicláveis frente a igual período de 2017.

Para celebrar o Dia Mundial Meio Ambiente lançou o lema #semcontaminaçao por plásticos. O objetivo é conscientizar tanto as empresas, quanto a sociedade civil, sobre a necessidade de rejeitar os plásticos descartáveis. No entanto, não bastam palavras: o Grupo Piñero se comprometeu em reduzir resíduos plásticos nas empresas que compõem o grupo, com o objetivo de eliminá-los até 2020.

“As medidas que estamos implementando são reflexo da vontade de minimizar o impacto da nossa atividade. Reforça também nosso firme compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, áreas essenciais em nossa estratégia de responsabilidade social”, afirma Antonia del Toro, diretora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Piñero.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ Bahia Principe Hotels & Resort