STR - inventário Austrália_AvaniMarca da Minor Hotels, a Avani inaugurou unidade em Adelaide no final do ano

Com aberturas ocorridas em novembro, a Austrália chegou à marca de 300,2 mil apartamentos em sua oferta hoteleira. Com isso, o país passou a ocupar 12ª colocação entre os países com maior inventário mundial, além de quarto lugar na região Ásia-Pacifico. No total, o mercado australiano possui 5,6 mil hotéis, apontam dados mapeados pela STR.

Para chegar à avaliação, a empresa americana estabelece alguns critérios. Entre eles, geração de receita a partir de diárias, ter mais de 10 quartos e ser aberto aí público, excluindo, por exemplo, propriedades que exijam filiação. “O mercado australiano vem numa trajetória de crescimento desde 2016, com mais de 26 mil apartamentos adicionados ao inventário do país desde então”, revela Matthew Burke, gerente regional da STR na região do Pacífico.

Nessa reta final de 2019, por exemplo, a Avani Hotels & Resorts abriu duas propriedades, sendo uma em Adelaide e outra Melbourne. “Esse crescimento de investimentos hoteleiros no país reflete a boa performance da hotelaria local, especialmente nas praças mais maduras”, observa Burke. “No geral, a ocupação no país esteve próxima de 75% nos últimos anos. Além disso, a diária média ficou na casa de AUS$ 185 (US$ 126)”, completa.

STR: Accor na liderança

Os 10 maiores mercados locais levam 57,1% da oferta local, com Sidney detendo o maior inventário, com 43,8 mil quartos. Unidades upscale são maioria no país, com 24,2% do total, segundo por midscale (23,6%). O primeiro segmento, por sinal, foi responsável por boa parte da expansão recente, com mais de 10,9 mil habitações desde 2015, informa a STR.

Entre as marcas com maior atuação no país, destaque para a Accor. A empresa francesa lidera com certa folga na Austrália, detendo um market share de 32,1% do portfólio existente. A Ascott Limited vem a seguir, com uma distante participação de 7,6%. Não à toa, outras redes estão de olho no mercadinho australiano, caso da Marriott International. Por fim, segundo a STR, o pipeline no país prevê 94 projetos (18.294 quartos) em construção. Há ainda outros 216 hotéis (36.005 apartamentos) em diferentes fases de planejamento.

(*) Crédito da capa: Patrick Szylar/Unsplash

(*) Crédito da foto: Divulgação/Avani Hotels & Resorts