Todos os anos, em parceria com a Childhood Brasil, a Atlantica Hotels promove uma campanha contra a exploração sexual infantil. Devido à pandemia, a iniciativa foi adaptada e ganhou o tema O Covid-19 também é perigoso para crianças e adolescentes, que visa alertar sobre o aumento do abuso sexual no período de isolamento.

Hoje (18), é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, aproveitando a data, a rede reforça o papel da hotelaria no enfrentamento ao problema. Com a adesão dos hotéis da Atlantica, a campanha acontece todos os anos no mês de maio.

“A campanha alerta para os efeitos do isolamento social, medida importante recomendada por diversos governos, autoridades sanitárias e a OMS  (Organização Mundial de Saúde) para contenção da propagação do coronavírus, que pode deixar meninos e meninas expostos a situações de maior vulnerabilidade”, afirma Roberta Rivellino, presidente da Childhood Brasil.

A Atlantica Hotels reafirma seu compromisso com a causa e ressalta a importância da cadeia de turismo no combate à exploração sexual no período de isolamento. “Uma das nossas iniciativas é promover, sistematicamente, rodas de conversas com os colaboradores dos hotéis para que conheçam mais a fundo as ações da Childhood Brasil e sejam tanto multiplicadores da causa dentro do próprio hotel, como também disseminadores através de uma comunicação proativa com hóspedes”, afirma Flávia Buiati, vice-presidente Pessoas, Financeiro e Jurídico.

Atlantica Hotels: ações

Uma das iniciativas mais efetivas implementadas pela rede é a obrigatoriedade de apresentação de documentos de identificação de crianças e adolescentes no momento da hospedagem ou autorização legal registrada em cartório dos pais ou responsáveis. “Muitos turistas nem imaginam que existam essas leis no Brasil. É importante divulgar as normativas existentes e, com isso, dificultar esse tipo de comportamento que pode colocar crianças e adolescentes em situação de risco”, esclarece Flávia.

Além de chamar a atenção para o cuidado com crianças e adolescentes nos hotéis, durante o mês de maio a rede publicará em suas redes sociais oficiais (Linkedin, Facebook e Instagram), um post relacionado à campanha.

Criada pela World Childhood Foundation na Suécia, a campanha foi adaptada ao Brasil e outros países. A S.M. Rainha Silvia da Suécia gravou um vídeo (veja no início da matéria) sobre os cuidados com crianças e adolescentes durante o período de pandemia, que será retransmitido nas páginas online da Atlantica e Childhood Brasil.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hotels