(foto: Filip Calixto)

Setor ligado diretamente ao evento Copa do Mundo, a hotelaria dá sua contribuição com o evento recebendo e abrigando parte das seleções que chegam para a disputa. Com os treinamentos já iniciados e jogos marcados para datas a partir do próximo dia 12, as equipes que participam do torneio já começam a aproximar-se do Brasil, e aqui você confere uma lista com todos os hotéis e centros de treinamentos que receberão os craques da Copa.

Confira abaixo onde ficam as estrelas do Mundial:

Grupo A
Brasil | Granja Comary | Teresópolis (RJ)

Maior campeã mundial, time que joga em casa, seleção tradicional em Copas do Mundo. Esses são alguns dos motivos que credenciam a seleção brasileira como a principal favorita para conquistar a Copa do Mundo 2014. Como de costume, o elenco que defende o Brasil faz sua preparação para a competição na Granja Comary, em Teresópolis, zona Serrana do Rio de Janeiro. 

Apesar de reduto conhecido para os jogadores, o centro de treinamento passou por um grande movimento de ampliação com investimentos de até R$ 15 milhões, conforme informou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em seu site. Após a conclusão das obras, o lugar passou a contar com 29 suítes individuais, com tamanho de 22 a 27 m² com televisão e acesso à internet. Comandante da equipe, Luiz Felipe Scolari fica alojado num apartamento maior, com 54 m².


Um dos novos quartos destinados aos jogadores na Granja Comary
(foto: CBF / Rafael Ribeiro)

Completam a estrutura de convivência da delegação uma sala de jogos eletrônicos, um cinema, uma sala para preleção e churrasqueira.

A sede brasileira fica a 88 km do Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador.

México | Parque Balneário Hotel | Santos (SP)

Pedra no sapato da seleção brasileira em diferentes momentos, o time do México elegeu a cidade de Santos, no litoral paulista, para treinar e se hospedar no período da Copa do Mundo. A equipe liderada pelo atacante Chicharito Hernández fica alojada Parque Balneário Hotel e fará sua rotina de treinamentos no reestruturado CT (Centro de Treinamento) Rei Pelé, do Santos.

No meio de hospedagem escolhido, a delegação mexicana encontrará facilidades como uma piscina no terraço com vista para o mar, spa e uma academia com aparelhagem completa.

Depois de reestruturado, o CT Rei Pelé tornou-se um centro de referência no cenário futebolístico brasileiro. Conta com vários campos, piscina de recuperação física, sala de musculação, sala de massagem, unidade de saúde, centro de reabilitação avançada e sala de atendimento médico.

O local está a 102 km do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Camarões | Sheraton Vitória Hotel | Vitória (ES)

Representante africana da chave, a seleção de Camarões fica hospedada no hotel Sheraton, em Vitória, Espírito Santo. Escolhido como sede, empreendimento tem academia, piscina no terraço, TV de tela plana com canais a cabo nos apartamentos, entre outros serviços. 

O ciclo de treinamentos do time será realizado no Estádio Kléber Andrade, que foi completamente reformado. 

Croácia | Tivoli Ecoresort Praia do Forte | Mata de São João (BA)

Primeira adversária do Brasil, na abertura do evento, a Croácia escolheu a Bahia para ficar na Copa. Mata de São João receberá a seleção, que se acomodará no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Praia do Forte. Caracterizado pelo luxo, o resort ganhou um campo – construído em parceria com a prefeitura – para sediar os treinamentos da equipe europeia.

O empreendimento conta com 292 quartos e está a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Salvador.

Grupo B
Espanha | Centro de Treinamento do Caju | Curitiba (PR)

Atual campeã mundial, a Espanha fica no moderno Centro de Treinamento do Caju, do Atlético-PR, em Curitiba. Escolhido pela CBF como um dos principais centros de treinamentos do País, o lugar ocupa uma área de 220 mil m².

O local conta com hospedagem no mesmo lugar que serão realizados os treinamentos, com dois hotéis que atendem 180 hóspedes e dois restaurantes para servir até 800 refeições. ali são oito campos de futebol, lavanderia, duas piscinas térmicas, sala de musculação e estacionamento, além de quadras poliesportivas de tênis e futsal e uma cancha de areia.

O loal de treinamento e hospedagem fica a 23 km do Aeroporto Afonso Pena.

Holanda | Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema Managed by Sofitel | Rio de Janeiro (RJ)

Conhecida como Laranja Mecânica, a seleção da Holanda fica no Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema Managed by Sofitel, em Ipanema. Os treinamentos serão feitos na Gávea, antigo campo de jogo do Flamengo.

Próximo ao centro de treinamento, o hotel escolhido tem classificação cinco estrelas é administrado pela francesa Accor e oferece opções como sala de massagens, sauna, piscina ao ar livre e uma academia.

Chile | San Diego Pampulha | Belo Horizonte (MG)


Apontada como possível surpresa na competição, a seleção chilena fica no San Diego Pampulha, empreendimento da rede Arco Hotéis. Para os treinamentos, o espaço utilizado será o CT Toca da Raposa II, do Cruzeiro, também em Belo Horizonte.    

Como opção de hospedagem, o elenco chileno encontra a estrutura finalizada do San Diego Suítes Pampulha, que foi inaugurado durante o ano passado. 

Depois de uma longa negociação, o empreendimento Chile não realizou nenhuma mudança estrutural para abrigar o time liderado por Valdívia. Segundo a gerência do hotel, tudo está preparado para receber o elenco que deve chegar no início de junho.


San Diego Pampulha
(foto: Filip Calixto)

Austrália | Hotel Senac Ilha do Boi | Vitória (ES)

Assim como a seleção de Camarões, a Austrália vai ficar hospedada em Vitória, no Espírito Santo. O time se concentra no Hotel Escola Senac Ilha do Boi, que tem quartos de 21, 28, 61 e 81 m².

Os treinamentos serão realizados no Estádio Engenheiro Araripe, da Desportiva Ferroviária. Os australiano ficarão apenas 9 km do aeroporto Eurico de Aguiar Salles. 

Grupo C
Colômbia | CT de Cotia | Cotia (SP)

A seleção da Colômbia elegeu o Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia (SP), para ficar no período da Copa. Ali são sete gramados e estrutura completa de hospedagem para jogadores e comissão técnica. 

Grécia | Radisson Hotel | Aracajú (SE)

Em Aracaju, Sergipe, o local de treinamento da seleção grega é o Lourival Baptista – o Batistão -, principal estádio do Estado. 

No tocante à hospedagem, a Grécia fica hospedada no Radisson Hotel, também em Aracaju, na Orla da Atalaia. O hotel fica 14 quilômetros distante do Aeroporto Santa Maria e terá serviços exclusivos para a delegação grega como serviço de restaurante e academia.

Costa do Marfim | Oscar Inn Eco Resort | Águas de Lindóia (SP)

O local sede de Drogba e companhia será o Oscar Inn Eco Resort, de propriedade do ex-zagueiro da Seleção Oscar Bernardi, em Águas de Lindóia, no interior paulista, a 180 quilômetros da capital São Paulo.

Para receber os jogadores da seleção africana o resort irá suspender o atendimento a outros clientes e funciona exclusivamente para o time. O resort, que habitualmente já recebe times de futebol, também servirá como CT. 

Japão | Spa Sport Resort | Itu (SP)

Em uma área total de 140 mil metros quadrados, o Spa Sports Resort, que receberá o Japão, tem dois campos oficiais, salas privativas para avaliação física e nutricional, academia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, piscina externa, piscina coberta e aquecida, pista de caminhada, centro estético, sauna, lan house, loja de conveniência, salão de jogos, sala de lareira, além do recém inaugurado espaço zen, voltado para banhos, massagens, tratamentos e terapias especiais.

Grupo D
Uruguai | JN Resort | Sete Lagoas (MG)

Terceiro colocado na última Copa do Mundo, o Uruguai ficará hospedado no JN Resort, localizado em Sete Lagoas, Minas Gerais, à beira da BR 040, a 5 quilômetros da capital mineira.

Tradicional espaço de preparação de equipes, o resort oferece sauna a vapor, academia, salão de jogos, ilha com praia artificial, quadra de área para peteca, piscina termina, caiaques e botes. Os treinos ocorrerão no Estádio Joaquim Henrique Nogueira, mais conhecido como Arena do Jacaré. 

Costa Rica | Mendes Plaza Hotel | Santos (SP)

A seleção da Costa Rica fica hospedada no Mendes Plaza Hotel e irá treinar na Vila Belmiro – ambos em Santos. O hotel fica no bairro do Gonzaga, umas das áreas comerciais mais importantes da cidade.

Na página principal do site do empreendimento já existe um recado de boas vindas para a seleção da América Central e a confirmação que o time deve chegar nos próximos dias.

Inglaterra | Royal Tulip Rio de Janeiro | Rio de Janeiro (RJ)



A seleção inglesa também escolheu a Cidade Maravilhosa como destino de permanência durante a Copa do Mundo de 2014. A delegação ficará hospedada no Royal Tulip Rio de Janeiro, em São Conrado, e fará seus treinamentos na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. 


Royal Tulip, no bairro de São Conrado, onde hospedará-se a seleção da Inglaterra
(foto: Juliana Bellegard)

Administrado pelo BHG (Brazil Hospitality Group), o Royal Tulip oferece 418 apartamentos, todos com varanda e vista para o mar. A Inglaterra fica hospedada a 28 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Itália | Portobello Resort & Safári | Mangaratiba (RJ)

Tetra campeã mundial, Itália também ficará no Rio de Janeiro. Comandada por Cesare Prandelli, a Azzura vai se hospeda no Portobello Resort e Safári, localizado em Mangaratiba, entre as Baias de Ilha Grande e de Sepetiba.

Com 152 apartamentos e dois campos com medidas oficiais, o resort confirmou a presença italiana ainda no ano passado, e a localização do empreendimento foi apontada como principal fator na escolha. De acordo com Regina Rocha, gerente Comercial e de Marketing do empreendimento, nada na estrutura do lugar foi modificada para a recepção do time, que ainda na fase de preparação disputa um amistoso com o time do Fluminense.

Sobra as adaptações feitas para receber o time europeu a gerente alega que a única medida foi o treinamento da equipe. "Nosso maior investimento está na capacitação de staff e em melhorias nos serviços. Vamos continuar desenvolvendo treinamentos para atender cada vez melhor nossos hóspedes. Como o acordo com a delegação foi fechado em menos de seis meses, nossa intenção é contratar funcionários que falem italiano também", comenta. "Ainda contratamos curso de italiano para os funcionários da Recepção, do Lazer e para os barmen e garçons", complementa.

Grupo E
Suíça | La Torre Resort | Porto Seguro (BA)

Cabeça de chave do Grupo E, a Suíça escolheu a praia do Mutá, em Porto Seguro, Bahia, para se hospedar durante a Copa. O time do técnico Ottmar Hitzfeld ficará no La Torre Resort, que vem se preparando há dois anos para o Mundial.

No período, o hotel vai fornecer aos suíços um espaço exclusivo, com um novo bar-restaurante à beira da praia. Para os treinos, Shaqiri e companhia vão ter que percorrer 11 quilômetros entre o hotel e o Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães. O local é modesto e não conta com salas de trabalho para a imprensa ou auditórios para coletivas. No entanto, é fácil de ser isolado e ideal para treinos fechados.

Equador | Vila Ventura | Viamão (RS)

A cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, foi escolhida como a sede paras as preprações do Equador. O hotel escolhido é o Vila Ventura, que terá seu espaço reservado exclusivamente para a seleção, que contará com áreas para a imprensa e acomodação confortável para até 800 pessoas.

O resort também oferecerá toda a estrutura para treinos, que já foi utilizada por grandes clubes do País. Para receber o time sul-americano os dois campos foram reformados. O espaço conta ainda com academia, piscinas térmicas e um spa.

Também para receber o time equatoriano, a administração do hotel construiu uma nova estrutura de vestiários ao lado dos campos de treino. Segundo Maurício Porto, que representa o empreendimento, o local irá se chamar Centro de Treinamento La Tri, e será inaugurado pela seleção.

França | JP Resort | Ribeirão Preto (SP)

Como grande parte das seleções que participam do torneio, a França também escolheu o interior paulista como base. Os Bleus ficarão hospedados em Ribeirão Preto, no hotel JP Resort, próximo ao centro da cidade, e que está reservado entre os dias 6 de junho e 15 de julho. O campo de treino será o tradicional estádio Santa Cruz, do Botafogo-SP.

Atendendo a pedidos da delegação francesa, a gerência do resort construiu uma nova academia, com equipamentos modernos, além de uma sala de massagem para o fisioterapeuta da delegação. Na cozinha, os funcionários do hotel trabalharão sob supervisão de um chefe de cozinha francês e um médico nutrólogo.

Honduras | Transamérica Executive Porto Feliz | Porto Feliz (SP)

A 100 quilômetros de São Paulo, Porto Feliz recebe a seleção de Honduras, que fica no Transamérica Executive Porto Feliz. O time usará o centro de treinamentos do Desportivo Brasil, time de futebol da empresa Traffic. 

No hotel, os hondurenhos terão à disposição quartos modernos – já que o empreendimento do grupo THG (Transamérica Hospitality Group) foi recentemente inaugurado, academia e serviços de lavanderia.

Grupo F
Argentina | Cidade do Galo | Vespasiano (MG)

Principal rival da seleção brasielira, a Argentina fica concentrada, hospedada e faz seus treinamentos no CT do Atlético Mineiro, a Cidade do Galo, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte.

No local, Messi, Aguero e companhia terão à disposição quatro campos, sala de fisiologia, departamento médico e odontológico, academia completa, tanque de gelo e caixa de areia. A Cidade do Galo também possui um hotel principal, com 20 suítes, sala de jogos, restaurante, auditório e cozinha semi-industrial, além de outro prédio, que recebe as categorias de base e conta com 19 apartamentos quádruplos e 12 apartamentos triplos, todos com banheiro, TV e varanda.

Bósnia | Casa Grande Hotel Resort e Spa | Guarujá (SP)

A seleção da Bósnia foi outra que optou pela praia como base durante a Copa. O time do leste europeu ficará hospedado no Guarujá, litoral de São Paulo. O hotel escolhido foi o Casa Grande Otel, Resort e Spa, na Ilha do Guarujá. O campo de treinamento será o Estádio Municipal Antônio Fernandes.

Irã | Caesar Park | Guarulhos (SP)

A seleção iraniana escolheu o moderno CT Joaquim Grava, do Corinthians, em São Paulo, como base para a Copa. Apesar de o local contar também com um hotel, a seleção iraniana ficará hospedada no Caesar Park, que fica próximo ao aeroporto internacional de Guarulhos. 

Nigéria | Vitória Hotel Concept | Campinas (SP)

Time africano do Grupo G, a Nigéria escolheu Campinas como base para a Copa do Mundo. Os africanos ficaram com o lado verde da cidade: o time treinará no Brinco de Ouro, do Guarani. A hospedagem será no Vitória Hotel Concept, que fica a apenas seis quilômetros do estádio.

No hotel, a delegação da Nigéria poderá contar com heliporto, academia, piscinas, três restaurantes, além de um Jazz Bar.

Grupo G
Alemanha | Campo Bahia | Santa Cruz Cabrália (BA)

A Alemanha foi a única seleção que escolheu como base um local que não estava na lista sugerida pela Fifa. Com três jogos na região Nordeste na primeira fase, os tricampeões decidiram se hospedar na vila de Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, próximo a Porto Seguro, na Bahia.

 

Chamado Camp Bahia, o complexo que hospedará a delegação foi construído com recursos da própria DFB (Federação Alemã de Futebol), que conta com o apoio financeiro de patrocinadores. Concluído, o projeto é uma espécie de condomínio fechado, que contará com 13 casas, um campo de futebol e um centro de imprensa.



A distância entre o CT da Alemanha e o aeroporto de Porto Seguro é de cerca de 30 quilômetros. 



Portugal | The Palms | Campinas (SP)

Portugal foi outra seleção que optou pelo interior de São Paulo como base durante a Copa. Cristiano Ronaldo e seus companheiros ficarão hospedados em Campinas, no The Palms, do grupo Royal Palm Hotels & Resorts, e usarão as instalações da Ponte Preta: o CT da Macaca e o Estádio Moisés Lucarelli para os treinamentos.


Royal Palm Plaza, em Campinas
(foto: Filip Calixto)

Pertencente a um português, o resort campineiro esforçou-se e atendeu todas as solicitações do time europeu. 

Sobra aimportância de receber a seleção portuguesa, Flávia Possani, gerente de Marketing do lugar, falou à reportagem. "Para o hotel, a expectativa é das melhores ao abrigar uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa, que é o evento esportivo de maior audiência do mundo inteiro. O The Palms é um hotel boutique, que foi projetado para oferecer o máximo de sofisticação, comodidade, exclusividade e bem-estar aos hóspedes. Receber uma seleção prestigiada como a de Portugal e sua grande estrela, o melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo, vai nos trazer visibilidade e reconhecimento do mundo inteiro. Sem dúvida, será a consolidação desse trabalho de identidade do empreendimento", comenta.

Gana | Hotel Radisson | Maceió (AL)

A seleção de Gana escolheu Alagoas para se hospedar durante a Copa. O time ficará no hotel Radisson, na capital, Maceió. Os treinos serão no Estádio Rei Pelé.

O hotel conta com 100 quartos e oferece lavanderia, espaço para conferências, academia e piscina. Já o Estádio Rei Pelé, fundado em 1970, está passando por reforma. 

Estados Unidos | Tivoli Mofarrej | São Paulo (SP)

A seleção dos Estados Unidos foi a primeira a testar a base que escolheu para ficar durante a Copa de 2014. No começo do ano, o técnico Jurgen Klinsmann reuniu 26 jogadores para um período de aclimatação de 15 dias na cidade de São Paulo, com treinos no CT do Tricolor, na Barra Funda.

No Tivoli São Paulo Motarrej, o time terá à disposição suítes, academia, piscina e um espaço para conferências.

Grupo H
Bélgica | Paradise Resort | Mogi das Cruzes (SP)

Apontada como a mais provável surpresa para a Copa do Mundo, a Bélgica de Eden Hazard volta à competição após 12 anos. Duarante a disputa o lugarescolhido foi Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Os europeus ficarão hospedados no resort Paradise Golf & Lake Resort, que conta com toda a estrutura para os treinamentos dentro do próprio hotel.

No espaço, a delegação belga poderá contar com apartamentos, restaurante, centro de convenções, spa, sauna, academia, piscinas, quadras de tênis e campo de golfe, especialidade do resort. Para os treinamentos, estarão à disposição dois campos com medidas oficiais, além de outros dois campos society. Haverá ainda sala de trabalho para a imprensa e auditório para a realização de entrevistas coletivas.

Sobre as mudanças estruturais realizadas no resort, a diretoria conta que os muros dos campostiveram que ser aumentados.

Argélia | Hotel Pitangueiras | Sorocaba (SP)

A Argélia foi uma das seleções que pensou na logística no momento de escolher sua base na Copa. Com jogos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba na primeira fase, os argelinos decidiram se hospedar na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Isso permitirá que tenham o terceiro menor deslocamento entre todas as seleções, segundo levantamento feito pela Fifa.

O hotel escolhido foi o Pitangueiras, que conta com 45 quartos, academia, piscina e quadras de tênis. Para os treinamentos, o time argelino usará o CT do Atlético Sorocaba, que conta com quatro campos, academia e espaço para atendimento médico. 

Rússia | Hotel San Raphael Country | Itu (SP)

Comandada por Fabio Capello, a Rússia também optou pelo interior de São Paulo como base na Copa. O time ficará hospedado no hotel San Raphael Country, na cidade de Itu. Os treinamentos serão realizados no Estádio Novelli Júnior.

No hotel, a delegação russa poderá contar com academia, campo de golfe, quadra de tênis e espaço para a prática de corrida. A direção do estabelecimento negocia com operadoras de TV brasileiras a possibilidade de exibição de canais russos durante o Mundial.

Coréia do Sul | Hotel Bourbon Cataratas| Foz do Iguaçu (PR)

A seleção da Coreia do Sul escolheu um famoso cartão postal brasileiro como base durante a Copa. O time asiático ficará hospedado em Foz do Iguaçu, no hotel Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. O campo de treinamento será o CT do Flamengo Esporte Clube – o Flamenguinho -, que fica a apenas dois quilômetros do hotel. Em janeiro, a delegação já passou pela cidade e fez um período de treinamentos.

Voltado para o turismo da região das Cataratas do Iguaçu, o hotel foi usado nos últimos dois anos pelo Coritiba como local de concentração para a pré-temporada. São 310 apartamentos e suítes e cinco restaurantes, além de área de lazer e centro de convenções para até 1.300 pessoas. O hotel passou por reformas recentemente em algumas áreas, como a academia.

Serviço
www.cbf.com.br
www.parquebalneario.com.br
www.starwoodhotels.com
www.tivolihotels.com
www.atleticoparanaense.com
www.sofitel.com
www.hoteisarco.com.br
www.radisson.com
www.oscarinn.com.br
www.spasport.com.br
www.jnresort.com.br
www.mendesplaza.com.br
www.royaltulipriodejaneiro.com
www.resortlatorre.com.br
www.vilaventura.com.br
www.hoteljp.com.br
www.transamericagroup.com.br
www.casagrandehotel.com.br
www.vitoriahoteis.com.br
www.royalpalm.com.br
www.atlanticahotels.com.br
www.paradiseresort.com.br
www.hotelpitangueiras.com.br
www.sanraphaelcountry.com.br
www.bourbon.com.br