Salto de paraquedas é um dos esportes radicais praticados no destino fluminense

Por Gustavo Henrique Medeiros 

A charmosa cidade de Armação dos Búzios, distante 160 quilômetros da capital, Rio de Janeiro, reserva inúmeras surpresas para quem escolher o destino no período de férias escolares de julho. Antes, porém, você precisa saber que o balneário mais charmoso do Brasil, conhecido internacionalmente, aparece em pesquisa do Blog Viaje na Viagem, do influenciador Ricardo Freire, informando que Búzios ocupa a quinta posição com menor probabilidade de chuva neste período, na frente de destinos no Brasil e exterior. É uma ótima notícia para quem desejar curtir plenamente as suas férias.

Além de uma excelente infraestrutura hoteleira que já está oferecendo pacotes especiais, com tarifas muito atraentes, a cidade continua linda, tranquila e de braços abertos para receber bem os turistas de todo o planeta. As mais de 26 praias de raríssima beleza são um convite irrecusável para o mergulho. Sem aquela movimentação da alta temporada, a cidade é sua, aproveite e curta todos os momentos que a cidade e seu povo oferecem.

Nesses meses que estão por vir, uma infinidade de opções de lazer. Aqui, pode-se quase tudo. Depois de se hospedar a palavra de ordem é DIVERSÃO. Vale lembrar, que no site da AHB (Associação de Hotéis de Búzios), você pode escolher onde ficar e fazer a sua reserva online.

TURISMO DE AVENTURA – Você pode aprender a velejar de windsurfe em 30 minutos com o tricampeão da modalidade, Ricardo Vinicki Santos, o Bimba, que possui um Centro de Treinamento na Praia de Manguinhos. Lá, também aluga-se e oferece aulas de kitesurf.

Se você curti adrenalina, a boa é saltar de paraquedas. Basta você encontrar em contato com a SkyBúzios Paraquedismos e fazer a sua reserva. Outra recomendação legal, é mergulhar nas ilhas com instrutores devidamente capacitados e com profundo conhecimento do mar de Búzios. Uma cavalgada pelas praias de Búzios também é um passeio alucinante. Tem ainda, as deliciosas caminhadas ecológicas por inúmeras trilhas existentes no território buziano. Outra dica é aprender a jogar golfe em um dos melhores campos da América Latina, no Búzios Golfe Club. Conhecer Búzios de cima, com um voo de asa delta partindo do topo da Serra das Emerências é inesquecível.

Essas e muitas outras opções, com contatos e endereços, você encontra no site da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau. A cidade oferece uma gastronomia de alta qualidade e diversificada. Bons restaurantes você encontra com facilidade no Porto da Barra (Manguinhos), Rua das Pedras e Manoel Turíbio de Faria e na Orla Bardot. Nos Ossos, corredor gastronômico, hoje em alta, você vai encontrar ótimos e deliciosos pratos. Vale lembrar, que a badalada Rua das Pedras te espera, com diversas lojas de grife famosas e muita gente bonita.

CULTURA E GASTRONOMIA – Você não pode esquecer de visitar o Espaço Cultural Zanini, no centro, com permanentes exposições de artes plásticas; e todas as quintas-feiras, a partir das 19 horas, na praça da Ferradura, acontece a Feira Livre Gourmet, que reúne gastronomia, música e artesanato. É ponto de encontro de turistas com gente da terra. Também imperdível, conhecer a Rota Cultural, um contato bem real com a história dos quilombolas que habitaram o balneário, com vasto artesanato e com passeio no Mangue de Pedra, um dos últimos manguezais que ainda restam e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão. Viajar pelo roteiro do patrimônio religioso de Búzios é um outro convite. Aqui, em Manguinhos, a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, é a única dedicada à santa em todo o mundo.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, através de seu Calendário Oficial, convida para inúmeros eventos como a 17ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios, nos dias 06, 07,08, e 13,14 e 15 de julho de 2018. Já em agosto, dois eventos de peso: o 3º Festival da Sardinha, de 17 a 19, no campo da SEB, no centro, que apresenta para degustação, mais de 60 pratos à base da saborosa sardinha. Logo seguida, o Búzios Bikers Fest, nos dias 23, 24, 25 e 26. Em novembro, acontece o tradicional e Festival de Cinema.

Mesmo em férias, você não vai deixar de acompanhar os Jogos da Copa, pois em diversos pontos da cidade, você vai poder assistir as partidas da maior competição de futebol do mundo, em televisores enormes e até telão, nos bares e restaurantes do centro e arredores. Portanto, #VEMPRABÚZIOS.

(*) Crédito da foto: divulgação