Ronaldo Duarte- saídaDuarte possui mais de 25 anos de experiência no setor hoteleiro

Ronaldo Duarte deu adeus a Accor após uma década de serviços à rede francesa, na qual ocupou cargos de liderança. O executivo foi, por exemplo, gerente geral de três unidades da bandeira ibis: São Carlos, Salvador e Santos. Além disso, atuou na conversão do empreendimento cuiabano da BHG (Brazilian Hospitality Group) para a marca ibis Styles. No total, são mais de 25 anos de experiência no setor.

O profissional começou sua trajetória no departamento de Vendas do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas (SP), na década de 1990. Em seguida, Duarte atuou na Deville Hotéis, ocupando o cargo de executivo de contas. Depois disso, teve uma experiência nos Estados Unidos, onde conheceu outro lado da operação hoteleira, trabalhando como garçom, camareiro e arrumador. “Queria ser gerente geral e, para isso, precisava conhecer todas as facetas do negócio”, afirma.

Ao retornar ao Brasil, Duarte trabalhou na Atlantica Hotels, ocupando o cargo de gerente de Vendas. Colaborou com a abertura da unidade de Lins (SP), hoje pertencente ao Blue Tree Hotels, e na sequência teve sua primeira experiência como gerente geral, comandando o Sleep Inn Campinas (SP). “Naquela época, não davam oportunidade para alguém de Vendas virar gerente geral”, relembra. “O profissional tinha que vir de departamentos mais operacionais, como Financeiro, A&B (Alimentos & Bebidas) e Recepção”, completa.

Em seguida, o executivo teve passagem pela Hotelaria Brasil, atuando como gerente de Marketing e Vendas. Ocupou ainda o cargo de gerente geral da Meliá Hotels International, até ingressar na Accor. 

Ronaldo Duarte: formação e expectativas

O executivo, ao contrário do que se imagina, possui uma formação diferente da maioria dos hoteleiros. O profissional tem ensino superior em Educação Física, mas é pós-graduado em Administração Hoteleira pelo Senac.

De volta ao mercado, o executivo busca novos desafios no segmento. “Quero continuar atuando como gerente geral”, conclui. 

Para contatar o executivo, acione o whatsapp dele: +55 13 98219-4164 ou o [email protected].

(*) Créditos da foto: Juliana Stern/Hotelier News