De Yara Guerchenzon, especial para o Hotelier News*

Ambiente - espaço HoReCaSegmento faz estreia na secular feira alemã com pavilhão de 9 mil m²​

As principais tendências de utensílios para mesa e cozinha serão apresentadas na Ambiente. A secular (e grandiosa) feira alemã, que tem “apenas” 25 pavilhões, é promovida pela Messe Frankfurt e será realizada de 07 e 11 de fevereiro, em Frankfurt. Para a edição de 2020, uma novidade é a estreia do pavilhão HoReCa, dedicado a utensílios dos segmentos de Hotéis, Restaurantes, Cafés e Similares. 

O Hotelier News estará presente na Ambiente e fará uma cobertura especial do evento, com foco na nova área de exposição. Todos os pavilhões, por sua vez, dividem-se entre os setores Dining, Living e Giving, mostrando artigos para a casa, além de presentes e decoração de interiores. No ano passado, o encontro teve 4.460 expositores de 92 países, atraindo um público de mais de 136 mil visitantes de 167 nacionalidades.

Outro destaques deste ano, o Brasil ganhará uma homenagem especial: a Ambiente passará a contar com a mostra Focus on Design, que selecionará a cada ano um país diferente para apresentar uma seleção de peças assinadas por profissionais de relevância. Nesta primeira edição, os homenageados são os designers brasileiros Rodrigo Almeida, Bianca Barbato, Brunno Jahara, Sérgio J. Matos e a dupla Marianne Ramos e Ricardo Inneco

Ambiente: Pavilhão HoReCa

Inteiramente dedicado aos segmentos de Hotéis, Restaurantes, Cafés e Similares, o novo espaço reunirá os mais novos artigos usados para transportar refeições da cozinha para a mesa. Um setor que vem se desenvolvendo expressivamente a cada ano e que, agora, ganha espaço exclusivo. Localizado no Hall 6.0, terá um total de 9 mil metros quadrados de área de exposição.

Ambiente - Thomas Kastl_finKastl: total de expositores com itens para o segmento HoReCa vai crescer

Segundo Thomas Kastl, diretor do setor Dining da Ambiente, trata-se de uma mercado que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, em função de um boom observado no volume de viagens, tanto a negócios, quanto de lazer. Mais ainda, o executivo observa que a proliferação de hotéis-boutiques e spas, em escala global, também são indutores importantes do movimento feito pela organização. 

“É um mercado que vem registrando aumento de mais de 50% entre 2010 e 2017. Quando a demanda é alta, a expectativa dos hóspedes aumenta, criando um potencial promissor para as empresas focadas no segmento HoReCa, como um forte canal de distribuição de seus produtos”, explica.

Já em 2019, a feira contou com mais de 600 expositores do setor Dining com produtos selecionados para HoReCa. “E esse número deve aumentar bastante para este ano, não só com empresas que atuam exclusivamente nesta área, mas também com companhias que desenvolvem coleções únicas que serão apresentadas durante a feira”, afirma Kastl. 

Com relação ao número de visitantes esperado para conhecer o novo pavilhão, o diretor comenta que cerca de 25% do público presente na última edição demonstraram interesse por este setor. Ou seja, mais de 34 mil visitantes. “A Ambiente é hoje o único local em que compradores da indústria hoteleira têm a oportunidade de encontrar tanto itens utilizados no ‘front-of-house’, que serão apresentados no pavilhão HoReCa, quanto coleções de lifestyle, lançadas pelos expositores de Living e Dining”, conclui o diretor.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Ambiente