Air Europa - encontro ministroHoje, Air Europa oferta 18 voos semanais entre o Brasil e a Europa

Membros do MTur (Ministério do Turismo) estão na Europa para tentar prospectar novos negócios para o turismo nacional. Capitaneada pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, a comitiva esteve em Madrid para negociar com o grupo espanhol Globalia, dona da Air Europa. No portfólio apresentado na reunião, oportunidades de investimento em hotelaria, aviação civil e entretenimento.

Antônio abordou também a mudança na legislação do país que permitirá que empresas aéreas internacionais operem trechos domésticos desde que abram filiais no Brasil. "Temos um mercado altamente atrativo e precisamos aumentar a conectividade aérea para o turismo se desenvolver no país", comenta o ministro.

Air Europa: ampliação da malha

A Air Europa atualmente dispõe de 18 voos semanais ligando a Europa ao Brasil. Atualmente a empresa transporta 310 mil turistas da Europa para o Brasil por ano. Após a reunião, Javier Hidalgo, presidente do grupo Globalia, disse que pode dobrar essa oferta até 2020. Se dobrar o número de viajantes, deve injetar R$ 1,6 bi a mais por ano na economia brasileira.

"Temos acompanhado com muito interesse os movimentos do novo governo brasileiro. O país tem um enorme potencial turístico, muitas ações por fazer", ressalta Hidalgo. Outra possibilidade é abrir hotéis do grupo no Nordeste para fazer frente ao Caribe. "O mercado europeu tem a necessidade de explorar novos atrativos turísticos", acrescenta o CEO do grupo.

Após a reunião no grupo Globalia, o ministro se reuniu com Zurab Pololikashuili, secretário-geral da OMT (Organização Mundial do Turismo). No encontro, ficou acertado que o Brasil sediará três competições de inovação em turismo para gastronomia, esporte e turismo rural.

A ideia é trabalhar em parceria com universidades e empresas de tecnologia interessadas em apostar no mercado de viagens. Pololikashuili também se colocou à disposição para ajudar o Brasil na realização de um evento para atrair investidores em parceria com a Financial Times.

(*) Crédito da capa: Free-Photos/Pixabay

(*) Crédito da foto: MichaelGaida/Pixabay